Paraná

Londrina registra 7ºC e tem previsão de geada para quarta

18 jul 2017 às 10:23

Londrina amanheceu gelada nesta terça-feira (18) como boa parte do Brasil. É que uma grande massa polar se deslocou para o sul do país nesta semana. A queda das temperaturas atingiu também as regiões consideradas quentes, como o oeste e o noroeste do Paraná.

O frio intenso começou a chegar durante a tarde de segunda (17). De acordo com a agrometeorologista do Iapar, Heverly de Morais, foi um caso incomum registrado no sul do Brasil. “Tinha uma massa quente sobre nós e veio a frente fria com grande presença de ventos que retiraram o calor trazendo todo esse frio. Geralmente, a frente fria vem com chuva.A  falta de umidade dessa vez ocasionou esse frio intenso”, explica.

Em todo o estado, o amanhecer é de frio muito rigoroso e ao longo do dia não deve esquentar por causa do vento. Em Londrina, os termômetros marcaram 7ºC e devem atingir no máximo 14ºC durante o dia. A previsão aponta geada fraca para quarta (19) e quinta (20) com mínimas de 5ºC e máximas de 18ºC, de acordo com Heverly.

Ainda segundo a meteorologista, a geada deve prejudicar a plantação cafeeira. “Quem plantou café novo, com mudas de dois a seis meses, deve enterrar as mudas e os viveiros devem ser coberto. A proteção pode ser retirada logo depois que a massa de ar frio for embora”, explica Heverly.

Os termômetros marcaram temperaturas negativas em algumas partes do estado..Palotina registrou 3,2ºC e Inácio Martins, -4,0 °C. Em Curitiba, 1ºC, a temperatura só não foi mais baixa por conta da cobertura de nuvens e o tempo chuvoso.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá