Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Lua cheia e pôr do sol chamam atenção em semana de calor e tempo seco

03/10/20 às 09:51 - Escrito por Redação Tarobá News

Altas temperaturas durante o dia e uma bela lua cheia durante a noite. O pôr do sol e o nascer da lua têm chamado atenção dos paranaenses que observam o céu no final do dia durante esta semana de temperaturas recordes no Estado.

Em Cascavel, o cinegrafista da TV Tarobá Alex Natal acompanhou o pôr do sol na cidade em mais um dia de forte calor no Oeste. Veja o vídeo. 

O Tarobá News recebeu imagens feitas pelo fotógrafo e jornalista Giovani Rogerio, que fotografou a noite em Londrina da janela da sua residência, próximo da Rodoviária. Confira a imagem:



Segundo o coordenador do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), Miguel Fernando Moreno, o que chama mais atenção das pessoas neste período é o tom avermelhado da lua cheia em decorrência do tempo seco com acúmulo muito grande de partículas de poeira na atmosfera.

“Quando ela nasce e está mais próxima do horizonte Leste, ela tem um aspecto mais avermelhado, um aspecto laranja, isso é porque a luz dela está passando pela camada mais densa da atmosfera, recheada de partículas de suspensão, poeira, fuligem e queimadas. O mesmo ocorre no pôr do sol. Enquanto não tiver uma boa chuva, isso não vai ter mudança”, explicou.   

Ele ainda ressaltou que a lua não tem influência sobre as temperaturas no planeta.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá