Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mãe de quíntuplos nota diferença em um bebê e relata diagnóstico de autismo

14/12/20 às 11:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A mãe dos conhecidos quíntuplos do Paraná compartilhou, na última semana, o diagnóstico para autismo em um dos bebês, de 1 ano e três meses. Anieli Kurpel utilizou a página oficial do Instagram da família para dividir a descoberta com seus 376 mil seguidores. Segundo ela, Jhordan começou a dar os primeiros sinais de que se comportava de maneira diferente dos irmãos aos dez meses.

Após a postagem, a mãe dos bebês gravou diversos stories detalhando como identificou os sinais no filho. “Comecei a desconfiar quando Jhordan tinha 10 meses. Eu o chamava, mas ele não olhava para mim, pensei ser problema de audição e procurei ajuda médica. Ele não olhava bem para os meus olhos, ficava olhando para minha boca e cabelo, não gostava que a gente ficasse beijando ele. Além disso, ficava brincando sozinho em um cantinho, longe dos outros bebês. Ele não tem interesse em outros brinquedos”, descreveu.

Precoce

O diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) precisa ser feito o quanto antes. O neurologista e especialista em autismo, Anderson Nitsche, do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, afirma que a média de descoberta entre os pais no Brasil está dentro de um padrão importante. “De modo geral, a média do diagnóstico está na fase de 2 a 3 anos de idade. Essa idade já é considerada precoce, tem que evitar deixar para fazer o diagnóstico após os 4 anos de idade. Até porque muitos pacientes já demonstram sinais com meses de vida, seis até oito meses, quando começam alguns sintomas ou atraso no desenvolvimento pessoal-social”, disse ele, em entrevista à Banda B.

Leia mais:

Imagem de destaque
CURSO DE MANEJO

IAT vai promover ações para preservação dos jacarés-de-papo-amarelo na Ilha do Mel

Imagem de destaque
DIFERENÇA POSITIVA

Superávit orçamentário do Paraná cresceu 1.553% de 2019 a 2023, aponta balanço da Sefa

Imagem de destaque
NOVAS METAS

Paranaprevidência celebra 25 anos com patrimônio de R$ 10,2 bilhões e 134 mil beneficiários

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná

Para o especialista, um bebê de seis meses já precisa ter uma boa habilidade em dar risada, olhar nos olhos nos pais, prestar atenção na expressão da mãe ou do interlocutor, que reflita em felicidade, tristeza, medo. “Algumas crianças nessa fase não consegue fazer esse desenvolvimento, muitas vezes os pais já conseguem identificar isso. O importante e que já está bem estabelecido é que o quanto antes perceber que há algum atraso nessa área pessoal-social é preciso iniciar uma intervenção porque melhora o resultado lá na frente”, detalhou.

A mãe dos quíntuplos contou que a partir de agora o pequeno Jhordan começará a frequentar terapias em uma clínica especializada em Curitiba.


Veja o relato no Portal Banda B.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá