Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mais de 3 mil bombas de combustíveis são reprovadas em fiscalização no Paraná

21/02/19 às 15:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) está analisando periodicamente, desde o dia 2 de janeiro, bombas de combustíveis em todos os postos do estado. Até esta quinta-feira (21) já foram verificadas 12.106 bombas, com a reprovação de 3.141. Em 2018, durante o ano, foram verificadas e fiscalizadas 45.198 bombas de combustíveis.

O Ipem intensificou a ação depois que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reduziu a margem de erro para aprovação desses equipamentos, a partir do dia 1º de janeiro, nos casos em que resulte em prejuízo ao consumidor, que antes era de 0,5% passou para 0,3%.

Segundo o presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, o objetivo é verificar se o consumidor não está sendo lesado na compra de combustíveis e principalmente certificar a segurança dos equipamentos dos postos.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Para reforçar ações, Estado lança campanha contra a dengue com inteligência artificial

Imagem de destaque
PARANÁ

Com 20,1 mil novas vagas, Paraná foi o quarto estado que mais empregou em janeiro

Imagem de destaque
CALORÃO

Sensação térmica se aproximou de 50ºC em algumas cidades do Paraná

Imagem de destaque
CAMPINA GRANDE DO SUL

Cinco pessoas são presas pela PCPR e PRF em operação contra roubos de cargas

Ele explica que os técnicos do Instituto conferem a regulagem das bombas, o volume de combustível medido pelas bombas e se cada dispositivo da máquina, como mangueira, painel e bico, está em conformidade com os padrões determinados pelo Inmetro.

Após os testes, as bombas que tiverem sido aprovadas recebem as marcas de verificação do Ipem (selo e etiquetas) e o Relatório de Verificação Metrológica. Havendo irregularidade, em alguns casos, a bomba é lacrada, o estabelecimento é notificado e terá o prazo de 10 dias para solucionar o problema. A manutenção do equipamento deve ser feita obrigatoriamente por oficina credenciada junto ao Inmetro.

Rubico Camargo disse que essa verificação é de rotina no Instituto, que acontece durante todo o ano, como recomenda o Inmetro. Outras fiscalizações também acontecem aleatoriamente, ou após denúncias de irregularidades. Rubico também alerta que a qualidade do produto não é de responsabilidade do Ipem.

Ouvidoria do Ipem

Em caso de dúvida, ou para fazer uma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou por meio do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

Informações: Banda B


© Copyright 2023 Grupo Tarobá