Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Manutenção de zonas eleitorais será discutida em assembleia com prefeitos e judiciário

13/07/17 às 13:35 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

O principal tema da próxima assembleia da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), marcada para o próximo dia 27, será a manutenção de zonas eleitorais que podem ser fechadas na região. A entidade está mobilizada através de prefeitos junto com juízes eleitorais e vereadores para reverter uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pede o fechamento de zonas eleitorais consideradas inviáveis devido a densidade demográfica.

A Amsop vem encabeçando mobilizações desde maio para que as zonas eleitorais sejam mantidas e nesta semana o tema foi discutido na reunião da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). “O sistema eleitoral brasileiro está passando por um processo de modernização com o cadastramento biométrico e há uma série de procedimentos que precisam ser feitos nos fóruns e cartórios eleitorais tanto por parte de eleitores quanto por candidatos; reduzir o número de zonas eleitorais vai prejudicar toda a população destes municípios, que terão que deslocar até outras cidades”, argumenta o presidente da Amsop e vice da AMP, Frank Schiavini.

No Sudoeste devem ser extintas as zonas eleitorais de Coronel Vivida, Chopinzinho, São João, Mangueirinha, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Salto do Lontra e Clevelândia, além de Marmeleiro. Nestes municípios, as ZEs serão incorporadas em outras cidades, de acordo com o número de habitantes e eleitores.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Operação Quaresma II, do IAT, aplica R$ 1,2 milhão em multas por crimes ambientais

Imagem de destaque
CONFRONTO

Morador assusta vizinhos com tiros, aponta arma para PM e acaba morto

Imagem de destaque
247 MUNICÍPIOS

Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípios

Imagem de destaque
LEVANTAMENTO

Venda de carros elétricos cresce 123% no primeiro trimestre de 2024 no Paraná

Com assessoria

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá