Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maringá atende o TCE-PR e suspende licitação de R$ 15,1 milhões na área de TI

02/08/18 às 14:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Município de Maringá suspendeu licitação para a contratação de empresa especializada na transmissão de dados via internet depois que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná apontou falhas no planejamento do certame. O motivo foi a falta de planejamento da contratação, no valor máximo estimado de R$ 15.102.235,02, para o período de um ano.

A irregularidade foi confirmada pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (Cage) do TCE-PR, ao analisar o edital da Concorrência nº 9/2018, lançada pela Prefeitura de Maringá. O objetivo da licitação era o fornecimento e a manutenção de conexões para a transmissão de dados entre diversas instalações da administração direta e indireta, por meio do Centro de Tecnologia da Informação, vinculado à Secretaria Municipal de Gestão.

Na fiscalização preventiva, a equipe técnica do TCE-PR comprovou a ausência de justificativa e de estudo técnico preliminar compatíveis com a dimensão da contratação. Por meio do Canal de Comunicação (Caco) - ferramenta eletrônica de relacionamento com os órgãos jurisdicionados -

Leia mais:

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos

Imagem de destaque
ATÉ DOMINGO

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná nesta quinta-feira

Imagem de destaque
DER INFORMA

Obras em Irati: PR-364 terá mais um dia de bloqueio total de tráfego

Imagem de destaque
INFRAESTRUTURA

Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros no Sul Export 2024

o Tribunal solicitou o envio do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti), do Plano Diretor de TI e do estudo técnico preliminar dessa contratação. A administração municipal não apesentou os documentos.

Na comunicação, o TCE-PR destacou que o planejamento de licitações é obrigatório e tem respaldo no princípio da eficiência, previsto no artigo 37 da Constituição Federal; no princípio da legalidade (Decreto-Lei nº 200/1997); na Instrução Normativa 4/2012 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e por três Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): números 70, 182 e 211.

Diante da ausência de documentos que justificassem a necessidade, a quantidade e os padrões de qualidade dos serviços a serem contratados, a unidade técnica do TCE-PR enviou à Prefeitura de Maringá um Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA), informando as inconformidades constatadas no edital e questionando quais medidas corretivas seriam adotadas. Em resposta, a administração municipal informou que suspendeu o certame, com o objetivo de corrigi-lo, conforme os apontamentos do Tribunal de Contas.

 TCE-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá