Médico ginecologista e obstetra, Fernando Mangieri receberá Cidadania Honorária

Redação Tarobá News
Paraná | Publicado em 15/04/2018 às 16:06

Foto: CML

Natural do povoado de Pirangi (hoje município de Itajuípe), no Sul da Bahia, o médico ginecologista e obstetra Fernando Mangieri Sobrinho será homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Londrina nesta quarta-feira (18), às 20 horas, na Câmara Municipal. A honraria, que será entregue no dia do seu aniversário, é uma iniciativa do vereador Pastor Gerson Araújo (PSDB), concedida por meio da lei nº 12.507/2017, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP). A solenidade será entregue no dia do seu aniversário e a solenidade será realizada na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site.

Formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, de Salvador, Mangieri passou a infância em Sertanópolis, a 45 quilômetros de Londrina, para onde a família se mudou em 1936. Na adolescência e juventude estudou em colégios internos em Campinas (SP) e Salvador, retornando ao Paraná no início da década de 1960. O primeiro trabalho foi em um hospital arrendado pelo pai em Rancho Alegre, depois fixou residência em Sertanópolis, onde dirigiu o Hospital São Lucas.

Nos anos 70, Mangieri mudou-se com a família para São Paulo, onde fez vários cursos de atualização e pós-graduações. De volta ao Paraná, em 1979, a família fixou residência em Londrina, e o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ganhou um docente. Foram quase 30 anos na instituição, até aposentar-se como professor associado, em 2006, após ocupar diversos cargos no Hospital Universitário (HU), entre eles o de coordenador da Comissão Coordenadora do Curso de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia e chefe da Maternidade, além de diversas participações em conselhos, comissões e consultorias.

Fernando Mangieri Sobrinho foi ainda diretor clínico do Hospital Anísio Figueiredo (Hospital da Zona Norte) e diretor médico do Hospital Evangélico de Londrina. Publicou um livro e inúmeros artigos científicos.

A intensa atividade profissional, em mais de quatro décadas de trabalho, fez doutor Fernando perder as contas de quantos paranaenses colocou no mundo. "Não dá para saber. Nunca fiz esta conta", confessa o médico, que hoje atende em hospitais da cidade e no consultório mantido com o filho, o também ginecologista e obstetra Luís Fernando Lasaro Mangieri, além de atuar como preceptor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Londrina). "Enquanto tiver saúde, não penso em parar", avisa o cirurgião, admitindo que nos últimos anos apenas diminuiu o ritmo e passou a evitar cirurgias muito longas.

(CML)

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA O WHATSAPP DO TAROBÁNEWS: (43) 99995-1367



Relacionados

Paraná | 20-04-2018 11:34

Projeto derruba taxa de proteção a desastres

Projeto derruba taxa de proteção a desastres

Paraná | 20-04-2018 11:24

Saúde renova convênio com Cosems do Paraná

Saúde renova convênio com Cosems do Paraná

Paraná | 20-04-2018 11:17

Bombeiros aguardam liberação de R$ 1,8 milhão

Bombeiros aguardam liberação de R$ 1,8 milhão

Paraná | 20-04-2018 10:59

Autogeração vai romper com modelo tradicional de energia

Autogeração vai romper com modelo tradicional de energia

PUBLICIDADE