Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mercado municipal deve começar a ser construído ainda este ano

14/08/17 às 11:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A construção do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu, uma parceria entre a Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e prefeitura, na área da antiga Cobal da Vila A, deve começar até o fim do ano. O cronograma está sendo finalizado e, se tudo ocorrer dentro do esperado, o espaço estará aberto ao público já em 2018. A ideia é concluir o projeto executivo até novembro para a abertura, em seguida, do processo de licitação das obras.

Para a construção do mercado, o terreno e o galpão, que pertencem à Itaipu, foram repassados para a FPTI, em comodato. Toda a estrutura será reaproveitada, mas o espaço passará por uma grande transformação. O local servirá como nova alternativa de compras e de lazer para os moradores locais e turistas que visitam a região.

A obra é uma antiga reivindicação da população. Os projetos executivos estão sendo concluídos pela Itaipu e PTI, que bancarão a maior parte dos custos. A obra está estimada em R$ 13 milhões. O modelo de concessão dos espaços ainda está em fase de elaboração. Serão construídos estacionamentos e passarelas de acesso desde o viaduto do Paraguai, para facilitar o fluxo de veículos e pedestres nas imediações.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos


Participantes da reunião de quarta-feira (9), no Centro Executivo, que definiu os termos da parceria entre Itaipu, FPTI e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

A viabilização do mercado público foi anunciada pelo diretor geral-brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, e o prefeito Chico Brasileiro, numa reunião no Centro Executivo da Itaipu, no começo da noite de quarta-feira (9). O vice-prefeito de Foz, Nilton Bobato, e o diretor superintendente da Fundação PTI, Ramiro Wahrhaftig, também participaram. Uma parceria futura para a construção de um segundo mercado municipal, num outro modelo, na Vila Portes, também foi discutida.

A proposta é unir num mesmo local abastecimento, integração cultural e social, além de divulgar e fomentar a diversidade cultural da região, com a geração de emprego e renda.  O espaço contará com 60 lojas, entre hortifrutigranjeiros, açougue, peixaria, laticínios e frios, empório, bebidas, mercearia, temática, étnica, quiosque e restaurante.

A projeção é gerar 500 empregos diretos e indiretos. Entre outros benefícios, o espaço permitirá a valorização da agroindústria regional, produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar.

O mercado municipal também deve ser sustentável, com eficiência energética, utilizando para isso várias plataformas para economizar e gerar energia. Entre as ferramentas pensadas está o aproveitamento da água captada da chuva, iluminação natural e produção de energia fotovoltaica.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá