Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministério confirma 99 mil doses para adolescentes com comorbidades; lote chega na sexta

23/09/21 às 14:08 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério da Saúde garantiu nesta quinta-feira (23) o envio de 99.450 doses da Pfizer/Comirnaty ao Paraná para a vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente. Os imunizantes chegarão em dois voos no final da tarde desta sexta-feira (24) – às 18h40 (voo G31124) e 19h10 (LA 4721). Este é o primeiro lote carimbado após o anúncio do governo federal de início da cobertura definitiva sobre os jovens com e sem comorbidades.

A confirmação foi feita pelo secretário-executivo do Ministério, Rodrigo Cruz, à comitiva da Secretaria de Estado da Saúde que esteve em Brasília para tratar do assunto.

A pasta federal incluiu os adolescentes sem comorbidades no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e projeta uma pauta específica de doses nos próximos dias. O secretário-executivo disse que deve o País receber cerca de 100 milhões de doses da Pfizer até o final do ano, o que garantirá a cobertura integral dos adolescentes no Estado, ao menos com a primeira dose, até dezembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDTG

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Imagem de destaque
VÁRIAS CIDADES

PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo criminoso ligado a roubos a fazendas

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Na prática, o Paraná já havia anunciado o início da vacinação dos adolescentes com comorbidades, considerando o remanejo da reserva técnica do imunizante pelos municípios, e a liberação da aplicação nos adolescentes em geral de forma escalonada. Agora há um lote específico para esse público.

"O Paraná sempre teve uma posição muito clara sobre a vacinação dos adolescentes, de que todos devem ser imunizados, não apenas aqueles com comorbidades ou deficiência. Por isso estamos dialogando com muito respeito com o Ministério da Saúde para que possamos acelerar a campanha e também garantir a cobertura vacinal de todos os paranaenses, inclusive com a segunda dose e dose de reforço. Os adolescentes sem comorbidades agora foram incluídos, mostrando que estamos no caminho certo", afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.

Segundo o Ministério, o Estado também vai receber 69.030 doses da Pfizer para reforço dos imunossuprimidos que já fecharam o esquema vacinal há mais de seis meses e 129.870 da Pfizer para D2 (nos mesmos voos de sexta).
Também serão enviadas 55.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz para D2, com previsão de chegada às 10h05 da sexta (voo AD 4193).

Com todos esses lotes, desembarcarão no Paraná 353.600 doses. Elas serão enviadas para o Centro de Medicamentos do Paraná e, seguindo o regramento adotado desde o início da campanha de imunização, serão separadas para distribuição às 22 Regionais de Saúde.

"Por determinação do secretário Beto Preto, fomos ao Ministério da Saúde manifestar a importância de ganharmos tempo na reta final da vacinação. O Paraná abriu a imunização dos adolescentes e hoje tivemos a confirmação do envio de mais doses nos próximos dias. Isso faz com que a vacinação se efetive para concluirmos logo as primeiras etapas da campanha", disse o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Júnior. Também participou do encontro, pelo Estado, o chefe de gabinete da Secretaria, César Neves.

VACINAÇÃO – O Paraná já aplicou 12.591.699 doses contra a Covid-19, sendo 7.938.292 (D1), 4.331.528 (D2) e 322.619 (DU). Ao todo 53,3% da população adulta já está totalmente imunizada e 94,7% já recebeu ao menos uma dose. Segundo o balanço nacional, 14,8 mil adolescentes de 12 a 17 anos já foram imunizados no Estado.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá