Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Modernização dos portos reduz multas do setor de fertilizantes em 72%

25/10/18 às 14:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os custos de sobre-estadia para os importadores de fertilizantes por descumprimento dos prazos de contrato, a chamada demurrage, caiu cerca de 72% no Porto de Paranaguá nos últimos sete anos. Os dados são de um estudo feito pelo Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas do Paraná (Sindiadubos). Os dados serão apresentados, nesta quinta-feira (25), na 14ª Edição do Simpósio Sindiadubos, em Curitiba.

Demurrage é a multa determinada em contrato, a ser paga pelo contratante de um navio, quando esta demora mais do que o acordado para carregar ou descarregar produtos.

Em 2011, o valor da demurrage por tonelada de fertilizante em Paranaguá era de U$ 16,88. Em 2016, caiu para U$ 7,05 por tonelada; em 2017 para U$ 4,68 e em 2018 passou para U$4,70 dólares por tonelada - uma queda de 72% em sete anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Trabalhador sofre traumatismo craniano ao ser atingido por árvore

Imagem de destaque
SAIBA QUAIS

Outono começa com previsão de geada para 3 regiões

Imagem de destaque
REDE ESTADUAL

Estudantes agora podem pedir transferência de colégio de forma online

Imagem de destaque
VEJA RANKING

Maringá é a cidade com melhor saneamento do Brasil; Paraná tem 5 municípios no top 15

“A redução representa uma economia de aproximadamente U$ 70 milhões ao ano, ou 67%. Este valor deixou de ser gasto no custo operacional de importação de fertilizantes”, explicou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese.

INFRAESTRUTURA - Ao todo, os Portos de Paranaguá e Antonina possuem sete berços de atracação que podem ser utilizados para a operação de fertilizantes, sendo dois berços especializados e outros cinco berços alternativos.

Os onze guindastes que operam com fertilizantes possuem capacidade de descarga de 132.000 toneladas por dia e 31 milhões de toneladas por ano. Apenas em Paranaguá, a capacidade de armazenagem de fertilizante é estimada em três milhões de toneladas.

Fregonese explica que, para conseguir estes resultados, a Appa fez um diagnóstico de todo o sistema de descarga de fertilizantes para descobrir onde estavam os principais gargalos que consumiam tempo e tornavam as operações menos ágeis. “Trabalhamos para possibilitar uma melhoria na infraestrutura e na logística de importação. Isso inclui a automação de processos, mudanças nas regras de atracação, monitoramento da produtividade das descargas de fertilizantes, e principalmente de inúmeras ações conjuntas com os operadores portuários privados para solucionar os gargalos existentes”, explicou.

Os números explicam essa redução. O setor de fertilizantes pagou, em 2011, cerca de US$ 100,5 milhões em multas sobre-estadia. Já em 2016, os valores gastos com a demurrage foram de U$ 34,4 milhões. Em 2017, foram pagos U$23,9 milhões de demurrage para 6,8 milhões de toneladas de fertilizantes e, em 2018, até o mês de setembro, foram pagos U$32,9 milhões para 7,14 milhões de toneladas movimentadas.

Fonte: AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá