Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Moradores de Assis Chateubriand encontram escorpiões no centro da cidade

07/02/18 às 03:28 - Escrito por Sandro Carbonera
siga o Tarobá News no Google News!

 Moradores da cidade de Assis Chateubrinad estão preocupados com a incidência de escorpiões em vários pontos da cidade. Na madrugada de hoje (07), um internauta encaminhou um vídeo feito próximo da rodoviária da cidade, segundo ele três dos aracnídeos foram encontrados no local no mesmo dia.

Recentemente a cidade se comoveu com a morte de uma garota de apenas três anos que morreu após ser picada pelo animal. Milleny Eduarda Pacheco Teixeira de três anos, estava no sofá de casa, em Assis, na tarde da última segunda-feira (15), quando foi picada por um escorpião, o pai dela disse que ela brincava com uma boneca e uma pulseira no momento que ocorreu a situação.A menina sentiu fortes dores e foi encaminhada para Hospital Moacir Micheletto, que fica em Assis.Mas por conta da gravidade do caso ela teve que ser levada a cascavel para o hospital universitário aonde não resistiu e morreu.

Ainda no mês passado uma moradora do bairro Pioneiros Catarinenses em Cascavel, encontrou um escorpião na casa durante a faxina, o que deixou a população da região em alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

Imagem de destaque
PARANÁ

Polícia prende integrantes de grupo especializado em ataque a bancos

Imagem de destaque
PARANÁ

Paraná possui o melhor índice de registro de nascimentos do País

Imagem de destaque
FORTES CHUVAS

Paraná terá final de semana com alerta para tempestades; veja previsão

 Ainda não há um veneno que possa ser utilizado no combate ao animal, mas a prevenção é possível e pode começar em casa; vedando rachaduras nas paredes e deixando lotes baldios limpos são algumas das formas de evitar a proliferação.

Principais sintomas da picada

Os sintomas da picada de escorpião são dor e inflamação no local da picada, com vermelhidão, inchaço e calor local que dura de algumas horas até 2 dias, mas, em casos podem acontecer sintomas mais graves, como:

  • Enjoo e vômitos;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Tremor e espasmos musculares;
  • Suor;
  • Palidez;
  • Sonolência ou agitação
  • Pressão baixa ou pressão alta;
  • Batimentos cardíacos acelerados ou fracos;
  • Falta de ar.

Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca, que podem levar a morte, se a pessoa não for rapidamente atendida e tratada.

Como é feito o tratamento

Para aliviar a dor e a inflamação no local da picada, é recomendada a aplicação de compressas com água morna, e o uso de analgésicos ou antiinflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, receitados pelo médico. 

Em pacientes com sintomas mais graves, é necessário o uso do soro antiescorpiônico, que será prescrito pelo médico do pronto atendimento, para cortar o efeito do veneno no organismo. Nestes casos, também é feita a hidratação com soro fisiológico na veia e observação por algumas horas, até os sintomas terem desaparecido.

O que fazer em caso de picada de escorpião

Como identificar o tipo de escorpião 

A melhor maneira de saber se o tipo de escorpião é muito venenoso é, se possível, capturar e levar o animal para ser identificado, no pronto-socorro. Existem cerca de 30 espécies de escorpião no Brasil, sendo que os mais perigosos são:

Escorpião Amarelo - apresenta coloração amarelo-claro, com manchas mais escuras no dorso e cauda, e mede até 7 cm de comprimento. É o escorpião mais perigoso, e sua picada causa dor e dormência, podendo levar a náuseas, vômitos, suor e arritmias, principalmente em crianças e idosos. 

Escorpião Marrom - tem coloração marrom-escuro ou marrom-avermelhado, com patas amarelas e manchadas, e mede cerca de 7 cm. É muito encontrado em regiões úmidas, e sua picada causa muita dor, dormência, náuseas e mal-estar.

Escorpião do Nordeste - possui uma coloração amarelada, com uma linha mais escura no centro, e um pequeno triângulo mais escuro em sua cabeça. Geralmente causa quadros leves, com dor e dormência no local da picada.

Escorpião preto da Amazônia - tem uma coloração escura, quase negra, e mede cerca de 8,5cm. Sua picada causa intensa dor e inflamação local, com sensação de ferroada e queimação, além de poder causar sintomas graves, como, arritmias, tonturas, falta de ar e sonolência.


Redação Tarobánews com informações  do site www.tuasaude.com

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá