Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP expede recomendação administrativa ao Crea-para garantir proteção de técnicos agrícolas menores de 18 anos

16/09/19 às 14:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em todo o estado do Paraná, o trabalho executado por técnicos agrícolas menores de 18 anos – na condição de aprendiz – será permanentemente fiscalizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O objetivo é garantir a proteção destes profissionais em formação, impedindo sua atuação em atividades consideradas perigosas, com exposição a agentes químicos e agrotóxicos. A determinação atende recomendação expedida pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Ibiporã (Norte-Central do estado), e acatada pelo órgão de classe.

A medida objetiva garantir a proteção dos jovens, conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como o cumprimento de previsão da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que institui que as atividades daqueles que não completaram 18 anos não podem ser realizadas em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social. Além disso, o MPPR pretende viabilizar a responsabilização de eventuais contratantes que exponham os aprendizes a atividades nocivas vedadas pela legislação, especialmente aquelas listadas na Lista TIP, que elenca as piores formas de trabalho infantil.

Além da fiscalização, o Crea promoverá ampla divulgação das normas de proteção ao trabalho infantil na região. A mesma recomendação também será dirigida pela Promotoria ao Conselho dos Técnicos Agrícolas, entidade que encontra-se em formação.

Leia mais:

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Com 6 mil mulheres contratadas, Paraná teve 3º melhor resultado do País em janeiro

Imagem de destaque
ATENÇÃO MOTORISTA

Vence nesta semana terceira parcela do IPVA 2024 para veículos do Paraná

Imagem de destaque
REPRESSÃO AO CRIME

Novo projeto de lei cria programa de recompensas por informações sobre crimes

Imagem de destaque
ENTENDA

Estado propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi

A ação foi promovida no âmbito de procedimento administrativo instaurado pela Promotoria de Justiça, que tem atribuição na área de Meio Ambiente, e que teve o objetivo de promover ações de fiscalização e combate ao uso abusivo de agrotóxicos, conduzido em conjunto com ações de fomento e avaliação da assistência técnica e extensão rural e educação ambiental.

Fonte: MPPR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá