Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Município no Paraná poderá “zerar” conta de energia com o uso de biogás

04/05/21 às 07:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma pequena cidade que conta com pouco mais de 4 mil habitantes, mas com mais de 245 mil suínos e 390 mil aves, pode dar um exemplo para o resto do país. O município de Entre Rios do Oeste, em breve, poderá transformar essa grande geração de dejetos animais – e um passivo ambiental preocupante – em produção de energia elétrica por meio do biogás.

Com essa energia, a cidade pretende “zerar” as contas de energia dos órgãos municipais e da iluminação pública por meio do biogás local. No momento, 17 propriedades serão responsáveis pela produção de biogás, interligadas por meio de um gasoduto com cerca de 22 quilômetros de extensão.

O investimento de R$ 17 milhões é fruto de recursos de P&D aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto envolve o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Prefeitura de Entre Rios do Oeste e o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), com financiamento da Copel.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

“No início do projeto muitas pessoas duvidavam da eficácia desse projeto, porém com o passar do tempo esses produtores começaram a dar depoimentos sobre os benefícios financeiros e ambientais que isso trazia”, destaca Rejane Vogt Anderle, assessora pedagógica e gestora de Educação Ambiental pela Rede de Educação Ambiental da Itaipu.

Além de trazer benefícios ambientais, o projeto pode proporcionar uma renda extra aos produtores, que poderão comercializar o biofertilizante resultante do processo.

Fonte: Engenharia E

© Copyright 2023 Grupo Tarobá