Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Nova reconstituição do acidente do caso Carli Filho é realizada

13/10/17 às 10:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O advogado Elias Mattar Assad, que representa a família Yared no caso que envolve ex-deputado Carli Filho, que provocou a morte de duas pessoas em 2009 ao dirigir bêbado e em alta velocidade, afirmou que a reconstituição, antecipada para quinta-feira (12), confirmou o resultado da perícia.

A afirmação foi postada nas redes sociais:

“Acabamos de tomar conhecimento que a perícia do processo civil, está coincidindo com a anterior perícia oficial elaborada pelo Instituto de Criminalística”, postou o advogado.

Leia mais:

Imagem de destaque
LEI GERAL DO ESPORTE

Promotoria divulga nota sobre proibição de entrada de torcedores do Coritiba em estádios de futebol

Imagem de destaque
TRIPLAMENTE QUALIFICADO

MPPR denuncia por homicídio homem que teria matado mulher engasgada em Curitiba

Imagem de destaque
FORAGIDO DESDE 2019

PCPR prende homem por estupro ocorrido em Palmas

Imagem de destaque
TEMPO

Testagem para dengue registra alta de 900% no Paraná já no início deste ano

A reconstituição foi solicitada pela defesa do ex-deputado e teve participação da polícia, do Corpo de Bombeiros e das partes envolvidas.

A data da perícia foi alterada no processo e a família da vítima só recebeu o comunicado da alteração da data na quarta-feira (11).

O documento de resultado da perícia será anexado ao processo civil, que discute indenização à família responsabilização dos réus das esfera social e, de acordo com os advogados de defesa e acusação, não tem impacto na esfera criminal, ação movida pelo Ministério Público que pede a prisão de Carli Filho.  “A ação criminal já está em Brasília em série recursal e é muito difícil que o novo documento seja aceito pelos ministros”, afirmou o advogado Gustavo Scandelari, que defende o ex-deputado.

Procurada, a defesa de Carli na ação civil, representada por José Roberto, não comentou o assunto. “O escritório não está se manifestando sobre o caso, que está em sigilo decretado pelo juiz”, disse.

Em carta aberta, a deputada questionou o motivo da alteração da data. “De forma sorrateira, determinaram que a reconstituição seja feita no dia 12 de outubro, em pleno feriado nacional, e nos comunicaram apenas na véspera do momento. Um completo absurdo.”

De acordo com o advogado que representa a família Yared, André Portugal, a alteração da data não é uma implicação no processo. “A Setran comunicou a alteração justamente por ser feriado, já que houve bloqueio de ruas em dois períodos do dia, às 15h e às 20 horas. O que temos de grave é a realização da perícia, que não é necessária. É um ato irrelevante nesse processo porque a versão que os réus deram acaba confessando o crime”, explicou.

Ainda de acordo com Portugal a perícia já foi realizada para o processo criminal. “Nós temos um recurso alegando que a perícia é desnecessária. Não temos porque descrever aquilo que já foi feito. A resposta não pode ser diferente da outra perícia, é uma ciência exata que será utilizada pelo perito, nós já sabemos o resultado”, afirmou.

O advogado ainda esclarece que o objetivo da ação civil é a conscientização da população e responsabilização dos réus. “Não é financeiro, da indenização. Meus clientes deixaram claro que querem o caráter pedagógico e punitivo. Queremos a responsabilização ampla de todos aqueles que participaram direta ou indiretamente do acidente, por exemplo: o carro estava em nome de uma empresa e queremos que ela seja punida – era a dona da arma do crime. Buscamos o caráter pedagógico para que toda a sociedade entenda as consequências de misturar álcool e direção”, explicou.

O caso

Na madrugada de 7 de maio de 2009 o então deputado estadual, que estava embriagado de acordo com os exames médicos e dirigindo acima da velocidade permitida na via, causou um acidente de carro que matou Gilmar Rafael de Souza Yared e de Carlos Murilo de Almeida.

Carli Filho foi denunciado por duplo homicídio com dolo eventual, pelo entendimento do Ministério Público, ao dirigir embriagado (com 7,8 decigramas por litro de sangue) e em alta velocidade (a perícia indicou que seu carro estava a 163 km/h em uma via cuja velocidade máxima é de 60 km/h) o então deputado assumiu o risco de matar. A defesa sustenta a tese de crime de trânsito ou homicídio culposo.

Nesses oito anos, com recursos na justiça, a defesa de Carli Filho já conseguiu impedir duas vezes a realização do júri popular alegando que não houve um crime intencional.

Carta aberta de Chistiane Yared para a população – na íntegra

Oito anos depois da tragédia que tirou a vida de meu filho e do amigo dele, de forma inexplicável autoridades estatuais resolveram obrigar o perito constituído nos autos do processo a alterar a data da perícia que será determinante para o desfecho deste processo que assombra e machuca minha família há quase uma década.

De forma sorrateira, determinaram que a reconstituição seja feita neste dia 12 de outubro, em pleno feriado nacional, e nos comunicaram apenas na véspera do momento. Um completo absurdo.

O que pode estar por trás dessa manobra?

Querem culpar meu filho, adulteraram a imagem do posto de gasolina, sumiram com todas as imagens dos radares naquele dia.

A tragédia não aconteceu no cruzamento, meu filho já havia convertido a esquerda e foi atingido pelo Passat do então deputado estadual.

Caiu em cima!

Não colidiu na lateral.

Quero contar com amigos, jornalistas, familiares e todos que, assim como nossa família, estamos estarrecidos com a morosidade e as artimanhas para retardar o desfecho desse caso tão doloroso e que impede meu filho de descansar em paz.

Será neste dia 12 de outubro, às 15h, no local da tragédia: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, esquina com a Rua Paulo Gorski, Mossunguê – Curitiba (PR).

Que Deus nos abençoe!

Paraná Portal 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá