Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novas tecnologias vão aprimorar prestação de serviços aos cidadãos

15/03/19 às 16:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Estado vai usar a estrutura da Companhia da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para fomentar a transformação tecnológica do setor público estadual, criar novas plataformas e aprimorar os serviços prestados ao cidadão.

O objetivo, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, é tornar a Celepar referência nacional no setor de tecnologia voltado à prestação de serviços ao cidadão, da mesma forma que a Copel se destaca na área de energia.

“Temos que fazer um redesenho na forma de prestar serviço público, e a Celepar é a chave desse processo”, afirmou o governador que participou nesta sexta-feira (15) de um encontro com funcionários da companhia no Teatro Bom Jesus, em Curitiba. “A Celepar pode ser uma empresa que preste serviço para o Brasil inteiro, criando soluções de tecnologia para outros estados e municípios”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
NOMEADO EM MARÇO

Ministério Público do Paraná empossa Francisco Zanicotti no cargo de procurador-geral de Justiça

Imagem de destaque
SORTEIO

Consumidores de cinco cidades ganharam prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná em abril

Imagem de destaque
INFORMAÇÕES

Com a chegada do frio, Saúde esclarece dúvidas sobre a gripe e importância da vacinação

Imagem de destaque
IMUNOGENÉTICA

Universidade Estadual de Maringá começa a fazer exames de pré-transplante no Paraná

Ratinho Junior ressaltou que é necessário preparar o Estado para as demandas dos próximos 30 anos, trabalhando com a gestão pública eficiente e moderna. “Temos que preparar o poder público para prestar o melhor solução para a população. A máquina pública ainda está na década de 1980, com procedimentos arcaicos, enquanto o mundo se desenvolve cada vez mais rápido”, disse.

PROTAGONISMO – O presidente da Celepar, Allan Costa, destacou que transformar o Paraná no Estado mais inovador e moderno do País passa pelo fomento à tecnologia. “Estamos evoluindo o papel da Celepar para falar não apenas de tecnologia, mas também de inteligência. Temos a necessidade de desenvolver uma mentalidade adequada às transformações do mundo e tornar a Celepar protagonista deste processo”, afirmou.

Para isso, ressaltou Costa, a empresa passará por uma modernização interna voltada à chamada open innovation (inovação aberta), que envolve outras startups e empresas de tecnologia para ter mais agilidade e menor custo neste processo.

A Celepar também trabalhará junto com as universidades e institutos de tecnologia do Estado para fortalecer o ecossistema de inovação paranaense.

“Temos um projeto com a Fundação Araucária chamado Startup Match. O principal gargalo das empresas de tecnologia hoje é ter acesso a recursos para desenvolver pesquisas e produtos inovadores”, explicou. “De outro lado, temos uma rede de universidades estaduais com diversos doutores que são pouco acessados por essas startups. Estamos criando uma plataforma de inovação aberta para fazer a ligação entre os pesquisadores e as necessidades das empresas”, disse.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil Guto Silva; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), João Alfredo Zampieri; os diretores-presidentes do Departamento de Imprensa Oficial do Estado, Tiago Baccin; do Simepar, Eduardo Alvin; e do Lactec, Luiz Fernado Vianna; e o deputado federal Luiz Goularte.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá