Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novo Plano Diretor deve ser encaminhado à Câmara até setembro

22/05/18 às 14:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O novo Plano Diretor de Londrina deve estar na Câmara de Vereadores até setembro. A segunda etapa já foi concluída e mostra o que a população quer para a cidade nos próximos 10 anos.

Esse é um resumo de tudo que já foi feito, a última fase foi uma espécie de diagnóstico de Londrina pela própria comunidade, de todas as regiões. Das audiências públicas vieram milhares de apontamentos. Nos distritos sobraram reclamações sobre as más condições das estradas rurais e falta de conservação do solo, problemas com o transporte público e a falta de acesso a serviços, saúde, lazer e educação.

No entanto, eles não querem sair da área rural. Assim como na área rural, na urbana, falou-se muito sobre a falta de segurança. Também houve queixas de atendimento de saúde e sobre a violência no trânsito, cada vez mais competitivo e agressivo. A falta de planejamento foi lembrada, mas ressaltou-se que o principal problema é o próprio motorista.

Leia mais:

Imagem de destaque
DENGUE

Novo boletim registra mais 37 óbitos e 34,2 mil casos no Paraná

Imagem de destaque
URGÊNCIA

Hemepar pede doações de sangue em todo PR; saiba como ajudar

Imagem de destaque
PRIMEIRO BIMESTRE

Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul

Imagem de destaque
CERIMÔNIA CIVIL

Casamento comunitário é realizado na Cadeia Pública de Paranavaí

As mudanças de zoneamento, principalmente de áreas comerciais para residenciais, foram questionadas pela população e apontadas como entrave para o crescimento do comércio de bairro. As invasões de fundos de vale foram lembradas, assim como a falta de atividades de lazer nessas áreas.

Das periferias, veio o pedido de crescimento mais compacto, evitando moradias afastadas demais do centro urbano, demandando deslocamentos para qualquer atividade. Além de mais emprego, tem também a reivindicação de uma maior industrialização. E aí uma proposta para atração e desenvolvimento industrial sem afetar a população.

Sobre escalonamento de zonas industriais, a próxima etapa é colher sugestões da comunidade para melhoria da cidade, junto com uma análise técnica de viabilidade dessas sugestões. A previsão é concluir e encaminhar o projeto de lei geral do plano diretor para votação na Câmara até setembro. Lembrando que essa lei tem que ser aprovada até o fim de 2018. É o planejamento de Londrina para os próximos 10 anos.


(Reportagem Luciane Miyazaki / imagens André Alves)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá