Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Obras da BR-277 no Litoral entram na fase de contenção definitiva

27/01/23 às 11:55 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou esta semana os serviços de contenção definitiva da encosta danificada da BR-277, no km 39 e km 41, região do Litoral.


Equipes começaram a perfuração dos pontos em que serão instalados os chumbadores, também chamados de grampos, no paredão rochoso do km 41, onde será montada e fixada tela metálica de alta resistência, que irá evitar o escorregamento de materiais assim que estiver concluída.


Em fevereiro a tela começa a ser montada nos dois km, com previsão de liberação total das pistas até o dia 25, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis, sendo concluída a operação até o início de abril.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

Imagem de destaque
TRABALHO EM ANDAMENTO

DER/PR executa reforma geral em ponte na PR-439, em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
EDTG

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Imagem de destaque
VÁRIAS CIDADES

PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo criminoso ligado a roubos a fazendas

Nos dois pontos também foram iniciados os serviços de implantação de novos drenos, canaleta de corte e canaleta intermediária, para desviar as águas das chuvas e evitar que se acumulem nos taludes ou na pista.


CONTENÇÃO – O DER/PR deu início à obra em 19 de dezembro, após acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que está fazendo a obra de recuperação do km 42, mas à época afirmou não ter os recursos para atender o km 39 e km 41.


Visando recuperar a trafegabilidade da rodovia federal, corredor logístico para o Porto de Paranaguá, o DER/PR trabalhou desde o início para liberar faixas extras de tráfego com a maior agilidade possível, sem abrir mão da segurança dos usuários e trabalhadores.


Além da perfuração iniciada esta semana, em locais já liberados, o DER/PR trabalha simultaneamente na contenção emergencial dos trechos, com remoção de blocos soltos e lascas de rochas dos taludes, além de permanecer realizando a limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem existentes.


No km 39 foi executado um muro de solo-cimento no acostamento, para conter materiais da encosta, enquanto no km 41 foi implantado colchão de areia e barreiras de concreto New Jersey em uma das pistas, para segurar o material sendo removido da área de escorregamento, que chega a 100 metros de altura.


GUINDASTE – O guindaste do DER/PR, utilizado no km 41, será retirado novamente neste final de semana, para melhorar as condições de tráfego da BR-277, retornando somente na segunda-feira (30). Os trabalhos com o equipamento estão quase concluídos, devendo ser substituído em breve por andaimes ou solução semelhante, garantindo a liberação da faixa em que ele fica estacionado.


TRÁFEGO – Atualmente o trecho é operado com quatro pistas no km 39, três pistas no km 41 e duas pistas no km 42.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá