Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Oficina debate prioridades em pesquisas para melhorar SUS

16/10/19 às 15:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Pesquisadores e profissionais de saúde de todo o Estado estão reunidos nesta quarta-feira (16) na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em Curitiba, para definir as linhas de pesquisa e propor projetos que possam ser incorporados de forma efetiva pelo Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS).

A 8ª Oficina Estadual de Prioridades em Pesquisas para o SUS é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).

O objetivo da oficina é definir temas que necessitem de pesquisa dentro dos cinco eixos temáticos propostos pela secretaria estadual – saúde materno infantil; doenças crônicas não transmissíveis; desenvolvimento de tecnologia e inovação em saúde; e avaliação pós incorporação e economia e gestão em saúde – que servirão para as discussões e encaminhamento dos assuntos que integrarão a próxima Chamada Pública PPSUS para a utilização de recursos públicos para a pesquisa dentro da área no Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
60 ALUNOS

Torneio de Golf-7 para pessoas com deficiência inaugura campo revitalizado pelo Proesporte

Imagem de destaque
INVESTIMENTOS

Governo entrega centros de educação infantil e outras obras emblemáticas em Tibagi

Imagem de destaque
MPPR

Saudade do Iguaçu atende recomendação e cancela realização de show de dupla contratada por R$ 230 mil

Imagem de destaque
ALERTA

Governo do Paraná deve decretar estado de emergência para dengue

No encontro, além da apresentação de projetos, grupos formados pelos pesquisadores e autoridades da área debateram a aplicabilidade dos trabalhos no dia a dia da saúde.

“Os professores e pesquisadores estão engajados para encontrar soluções e definições de prioridades para pesquisa que venham ao encontro às necessidades e problemas que vivemos em relação à organização e funcionamento do SUS no Paraná” destacou a diretora de Atenção Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Segundo Nilceu Jacob Deitos, que atua na gerência de projetos da Fundação Araucária, a oficina é uma proposta importante para o Estado na área da saúde, pois já aprovou 296 projetos desde sua primeira edição. “Nossa gestão tende a olhar para a ciência e a inovação de uma maneira mais articulada e inovadora. Então, é fundamental que não se perca a continuidade das boas ações e iniciativas que o meio acadêmico aguarda enquanto fomento”, disse.

A coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório, falou sobre os métodos utilizados para seleção de prioridades e encaminhamentos dos trabalhos que deverão ser apresentados até o final do dia. “Desejamos que cada um desenvolva sua pesquisa direcionando para os agravos citados dentro dos eixos temáticos propostos pela Sesa. A partir desse momento, os grupos em conjunto irão definir quais serão as linhas de pesquisa que serão encaminhadas para a chamada pública” explicou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá