Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Operação integrada nas fronteiras e divisas resulta em 3,4 toneladas de drogas apreendidas

17/05/23 às 10:56 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Com atuação intensa das polícias do Paraná e de mais quatro estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul) durante quatro dias, a Operação Fronteiras e Divisas Integradas I resultou na apreensão de 3,4 toneladas de drogas e 103 mandados judiciais cumpridos. A ação, que ocorreu entre 12 e 15 de maio, foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná, por meio da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (Coisp).


Foram montados 148 pontos de bloqueios nas divisas entre os estados e países vizinhos (Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia) e realizados patrulhamentos em rodovias, ambientes marítimo (rios e lagos) e zonas aéreas. Participaram da operação sete mil policiais, 2,5 mil viaturas, 70 embarcações, 21 aeronaves, 51 cães e foram utilizados cinco drones. No Paraná, atuaram as polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além das polícias Federal e Rodoviária Federal, e Receita Federal.


Foram apreendidas 3,3 toneladas de maconha, 92,4 quilos de cocaína, 21,5 quilos de crack e 2,1 quilos de haxixe. Também foram apreendidas 382 unidades de ecstasy e 39.130 maços de cigarro. Um dos exemplos ocorreu no Lago Itaipu, em Santa Helena, na região Oeste, onde mais de uma tonelada de maconha foi apreendida por equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com apoio de policiais federais do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) e policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


Nas abordagens, 32.801 pessoas passaram por algum tipo de contato com uma equipe policial, resultando na prisão de 127 pessoas e na apreensão de seis adolescentes, a maioria por tráfico de drogas e contrabando. Também foram abordados 21.295 veículos, sendo que cerca de 10 mil foram autuados ou notificados por alguma irregularidade documental. Outros 184 foram apreendidos e nove que tinham sido roubados foram recuperados.


Também houve nove ações de repressão qualificada, que envolvem fins específicos, como investigar organizações criminosas e o tráfico de drogas; roubo a joalherias; homicídios; estelionato; extorsão; fraudes virtuais; crimes contra criança; e roubos e furtos de maquinários agrícolas. Ao todo, foram cumpridos 103 mandados judiciais em investigações que estão em andamento.


As ações resultaram na prisão de um empresário do Paraná suspeito de extorquir cerca de 200 vítimas no Rio Grande do Sul, do autor de um duplo homicídio que era procurado pela polícia gaúcha e do autor de um estupro de vulnerável ocorrido em Santa Catarina. Além deles, foram presos mais 20 suspeitos relacionados ao golpe do bilhete premiado. Também houve fiscalização nos presídios de Paranaguá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra.


A operação foi desenhada no I Encontro entre Secretários de Segurança Pública do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul (SULMASSP), que aconteceu em março em Curitiba. O objetivo foi intensificar a presença do Estado nas faixas limítrofes, fortalecendo a integração entre órgãos.


“Os resultados desta operação refletem a parceria e a unificação das ações interestaduais das forças de segurança dos estados da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os números que conseguimos atingir demonstram que segurança pública se faz com integração, alinhamento de ações, e compartilhamento de inteligência e de recursos humanos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Em poucos dias, tiramos de circulação uma quantidade significativa de drogas e também fortalecemos as estratégias nas fronteiras”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá