Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Orientada pelo TCE-PR, Arapongas revoga edital para comprar material de asfalto

09/07/18 às 16:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar) revogou licitação para a compra de 10.000 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) - material base do asfalto - depois que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná apontou três irregularidades no certame, com preço máximo de R$ 3.439.700,00. A Codar é uma entidade da administração indireta desse município do Norte do Estado.

Ao avaliar o edital de Pregão Presencial nº 7/2018, a unidade técnica de acompanhamento do TCE-PR apurou a ausência de publicação do edital no portal da Codar na internet; aplicação indevida da taxa de benefícios e despesas indiretas (BDI) nos preços obtidos para cotação; e preço máximo 25% acima da tabela de referência do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR).

A Codar obteve o preço máximo com base em cotações de três fornecedores. Porém, o TCE-PR preconiza pela diversidade de fontes para a obtenção de preços, conforme o Acórdão 4224/17 - Pleno.  Após o envio de Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA), a Codar reconheceu as inconsistências apuradas e revogou o certame, para promover as modificações necessárias no edital.

Leia mais:

Imagem de destaque

Governo propõe mudanças de tributação para conter importação de leite em pó

Imagem de destaque
PREMIADO EM IBIPORÃ

Veja de onde são os ganhadores dos prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná

Imagem de destaque
VEJA CIDADES

Agências do Trabalhador têm 17,9 mil vagas disponíveis em todos os setores da economia

Imagem de destaque
ANO LETIVO

Oito mil alunos da Unicentro voltam às aulas nesta segunda-feira

 

Oportunidade de correção

Instituído pela Instrução Normativa nº 122/2016, o Apontamento Preliminar de Acompanhamento é uma oportunidade concedida pelo TCE-PR aos gestores para corrigir falhas verificadas pelo órgão na fiscalização preventiva, sem  que seja necessária a abertura de processo. Quando os gestores não corrigem as falhas apontadas pelo Tribunal de Contas, eles são alvo de Comunicação de Irregularidade e da abertura de processos administrativos na corte.

Nesse caso, a Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005) prevê a aplicações de multas administrativas fixas e proporcionais ao valor do dano ao erário, devolução dos recursos e outras sanções.

TCE/PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá