Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ortigueira implanta tecnologia para controle da dengue

03/06/22 às 19:09 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na cidade de Ortigueira, na região centro-norte do Paraná, o cenário é diferente em relação à epidemia da dengue, que atinge mais de 90% das cidades do Estado. 

No município foi implantada a tecnologia Controle Natural de Vetores, desenvolvida pela Forrest, uma empresa israelense, que seguiu os mesmos princípios da técnica do inseto estéril, em que os mosquitos machos estéreis são soltos de forma massiva. Os machos estéreis se acasalam com as fêmeas selvagens, que deixam de procriar, provocando uma redução na infestação do mosquito e disseminação de doenças como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

O projeto conta com parceria da empresa Klabin, desde novembro de 2020. Em um ano, a redução foi de 90% no número de larvas viáveis encontradas em campo. A tecnologia não faz mal à saúde da população, diferente de outros produtos que são utilizados, como o fumacê.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM ÁGUA E COMIDA

PCPR prende dono de petshop por maus-tratos a animais em Curitiba

Imagem de destaque
GESTÃO

Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados no Paraná

Imagem de destaque
CAMPOS GERAIS

PCPR investiga abandono de recém-nascido em Palmeira

Imagem de destaque
PARANÁ

Operação Quaresma II, do IAT, aplica R$ 1,2 milhão em multas por crimes ambientais

Nas cidades limítrofes a situação é bem diferente. Em Tibagi, por exemplo, são mais de 769 casos confirmados de dengue, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no dia 24 de maio, enquanto isso, mesmo com epidemia em mais de 200 municípios do Estado, em Ortigueira tem apenas 4 casos.

O estudo da tecnologia é reconhecido pela comunidade científica internacional e publicado no Journal of Infectious Diseases, revista médica revisada por pares, editada pela Oxford University Press em nome da Sociedade de Doenças Infecciosas da América, principal referência na área. A Secretaria de Saúde do Paraná também reconhece e aprova a tecnologia.

A cientista Lisiane Poncio, explica que a redução dos casos é uma consequência da diminuição no número de mosquitos em campo. Em Ortigueira, nos primeiros 6 meses, a redução no número de larvas encontradas em campo foi de 90%. De um ano para o outro o número de pessoas doentes também caiu, de 120 para 5, quase 95%, sem nenhuma morte.

“Hoje mesmo com o cenário de epidemia de dengue registrado no estado e em cidades vizinhas o número de casos em Ortigueira é baixo. São três boletins estaduais divulgados em que não há registro de novos casos de dengue e isso ocorre graças ao trabalho desenvolvido na cidade”, diz a cientista.

Antes de ser implantado em Ortigueira, o projeto piloto foi desenvolvido na cidade de Jacarezinho, norte pioneiro. Por lá, duas regiões que sofriam constantemente com a dengue viram o número de casos cair. Atualmente os mosquitos que são soltos nas áreas tratadas são produzidos em Londrina.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá