Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Outubro Rosa: mamografia reduz em até 30% a mortalidade por câncer de mama

01/10/20 às 17:12 - Escrito por Redação Tarobá News

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A data tem por objetivo proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2020, são esperados 66,2 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

Toda mulher deve estar atenta aos sinais do câncer de mama, pois essa doença pode se apresentar de várias formas. “O sinal mais comum é a presença de um nódulo palpável na mama. Entretanto, outros sintomas que devem ser levados em consideração são: inchaço e vermelhidão da mama, retração ou abaulamento da pele sobre a mama, dor, inversão do mamilo, presença de secreção sanguinolenta pelos mamilo e ínguas aumentadas nas axilas”, orienta o mastologista Emerson Wander Silva Soares.

A pandemia do novo coronavírus provocou queda nos agendamentos das mamografias, no Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel, que concentra pacientes em tratamento do câncer de mama. Foram realizadas de janeiro a setembro do ano passado, 7.754 mamografias. No mesmo período de 2020, cerca de 4.463. Já em Umuarama no ano de 2019, foram 6.282, e neste ano 2.688.

Ainda de acordo com o médico, o câncer de mama no início pode ser uma doença silenciosa e não apresentar nenhum sinal ou sintoma. Portanto, é recomendado que toda mulher faça o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos. “Já foi demonstrado cientificamente que a mamografia de rastreamento diminuiu em 30% a mortalidade pelo câncer de mama, pois é justamente no início da doença que o tratamento é mais simples e mais eficaz”.

Por isso, recomenda-se que toda mulher faça a palpação das mamas pelo menos uma vez ao mês e, em caso de dúvida, agende uma consulta médica.

CAMPANHA

Durante o mês de outubro, as duas unidades do Hospital do Câncer Uopeccan estarão envolvidas em diversas ações alusivas ao Outubro Rosa. Por conta da pandemia, em Cascavel e Umuarama, as ações externas foram canceladas para evitar aglomeração e o contagio da covid-19.

Serão realizadas somente atividades internas na instituição com entrega de folders para conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes da importância do autoexame, e também divulgação nas redes sociais com hashtag #Setocamulher, além de orientações e dicas de prevenção do câncer de mama. Neste ano não haverá palestras em empresas que apoiam a campanha, mas será enviado um vídeo sobre o tema.

PREVENÇÃO

Durante todo o ano, as mulheres acima de 40 anos podem agendar exames de mamografia pelo SUS, diretamente no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Uopeccan. Os telefones para agendamento são (45) 2101-7015 em Cascavel e (44) 2031-0754 em Umuarama.

ASSESSORIA

© Copyright 2022 Grupo Tarobá