Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ouvidoria do TCE é acionada e Município de Turvo corrige licitação de R$ 398 mil

04/10/19 às 13:36 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Turvo suspendeu licitação com valor máximo previsto de R$ 398.051,40, cujo objetivo era o registro de preços para a aquisição de medicamentos genéricos destinados ao atendimento das necessidades da população desse município do Centro-Sul paranaense. A administração adotou a medida após ser alertada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná sobre a presença de uma irregularidade no edital do Pregão Presencial nº 134/2019.

A falha foi comunicada por um cidadão que acionou a Ouvidoria do TCE-PR. Conforme a reclamação, o edital do certame previa, como critério de julgamento, o menor preço por lotes, e não por itens individuais, conforme determinam os artigos 15 e 23 da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) e a Súmula nº 247 do Tribunal de Contas da União (TCU).

Após receber a informação, a Ouvidoria encaminhou a manifestação à Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (Cage), unidade técnica do TCE-PR responsável pela fiscalização preventiva das ações praticadas pelos administradores públicos do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
DADOS DIVULGADOS

Concurso público da Polícia Penal do Paraná registra 24.933 inscrições

Imagem de destaque
CONFIRA!

Cartão Social: pessoas em busca de emprego podem solicitar passagens na RMC

Imagem de destaque
CHUNITI KAWAMURA

Governo do Estado lamenta morte do repórter fotográfico Chuniti Kawamura

Imagem de destaque
ÚLTIMOS 12 MESES

107 mil novos empregos em 78% das cidades: Paraná é destaque nacional

Ao analisarem o edital, os analistas da Cage concordaram com o ponto de vista do cidadão. Para eles, não houve a apresentação, por parte da prefeitura, de motivo que justificasse de forma plausível a adoção da divisão do objeto licitado em lotes, em vez de itens.

A questão, então, foi tema de Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) encaminhado ao Município de Turvo, no qual seus gestores foram questionados sobre a impropriedade. Em consequência, eles decidiram suspender a licitação para, mais tarde, relançar a disputa - porém, dessa vez, com a alteração do critério de julgamento, conforme recomendado pelo TCE-PR.

 

Oportunidade de correção

Instituído pela Instrução Normativa nº 122/2016, o APA é uma oportunidade concedida pelo TCE-PR aos gestores para corrigir falhas verificadas pelo órgão na fiscalização preventiva, sem que seja necessária a abertura de processo administrativo, cujo trâmite é mais demorado e custoso.

Quando os administradores não corrigem as falhas apontadas, ficam sujeitos a Comunicação de Irregularidade, que pode ser transformada em Tomada de Contas. Nesse caso, a Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005) prevê a aplicação de multas administrativas, fixas e proporcionais ao valor do dano ao patrimônio público, devolução dos recursos e outras sanções.

 

Ouvidoria

Principal canal de comunicação do Tribunal com o cidadão paranaense, a Ouvidoria avalia todos os atendimentos que são registrados e, quando necessário, os encaminha à unidade técnica correspondente àquela reclamação, para análise e manifestação, como ocorreu no caso de Turvo.

Os contatos com a Ouvidoria podem ser feitos de quatro maneiras: pela internet, via portal do TCE-PR; por ligação telefônica gratuita, pelo número 0800-645-0645; pessoalmente, no sexto andar do Edifício-Anexo do TCE-PR; ou por carta endereçada à Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba-PR, CEP 80530-910.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social

© Copyright 2023 Grupo Tarobá