Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná começa a transmitir aulas online para alunos da rede pública

06/04/20 às 12:12 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

 A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED) iniciou nesta segunda-feira (6) a implantação de pacote de ações que compõem o EAD Aula Paraná. As medidas visam garantir que os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual tenham seu processo de ensino e aprendizagem mantido enquanto perdurar a crise do coronavírus no País. As escolas somente devem ser reabertas quando a situação for considerada segura pelas autoridades sanitárias.

Um dos canais de transmissão será o YouTube, e, segundo a SEED, os vídeos já estão no ar. A partir dos próximos dias, os estudantes também vão poder acompanhar as aulas pelo aplicativo Aula Paraná (que já pode ser baixado para Android e iOS). No aplicativo, além de acompanhar as aulas nos mesmos horários da televisão, o estudante poderá interagir com os professores e colegas em um chat em tempo real. A SEED afirmou que o aplicativo não vai consumir dados 3G e 4G, pois a Secretaria está providenciando pacotes de dados junto a todas as operadoras de telefonia.

A SEED também fechou parceria com o Google Classroom, sistema de gerenciamento do Google voltado a escolas.  Por lá, o aluno vai encontrar a descrição das aulas, links para documentos e materiais extras publicados pelos professores, links para o Google Forms (onde os professores poderão disponibilizar perguntas e enquetes) e links do YouTube das aulas já transmitidas. A previsão é de que nos próximos dias os estudantes comecem usar a solução, que está em fase final de implantação;

Leia mais:

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais

Imagem de destaque
PRIMEIRA FASE

Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades

Imagem de destaque
CONFIRA

Paraná lança canal on-line como mais uma fonte de informações seguras

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

As presenças dos alunos serão computadas de acordo com as atividades propostas pelas aulas e entregues on-line. Alunos que não têm acesso à internet poderão entregar as atividades no papel em seus colégios, nos mesmos dias de entrega das merendas ou até 7 dias depois que as aulas voltarem a normalidade.

Quem não tiver internet também poderá retirar as atividades propostas quinzenalmente na escola, no dia da retirada da merenda, e entregar na próxima quinzena ou até 7 dias após a retomada das aulas normalmente.

Transmissão ao vivo

Estão programadas duas transmissão ao vivo online importantes pela SEED. A primeira será com todos os profissionais da Rede Estadual, nesta quarta-feira, dia 8, às 9h. Outra live importante está programada para a próxima segunda-feira, dia 13, às 9h, com pais, mães e responsáveis.

Liberação para alunos que trabalham

Alunos do Ensino Médio que trabalham e não conseguem liberação de seus empregos para acompanhar as aulas nas transmissões ao vivo poderão assistir às aulas posteriormente, no YouTube, e fazer as atividades pelos aplicativos Aula Paraná e Google Classroom, que estão em implementação essa semana. 

Com assessoria de imprensa

© Copyright 2023 Grupo Tarobá