Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná e Baden-Württemberg vão reforçar cooperação

03/12/19 às 16:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vice-governador Darci Piana e o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, se reuniram nesta terça-feira (3), no Palácio Iguaçu, e firmaram compromisso pela renovação do protocolo de cooperação internacional com o Estado de Baden-Württemberg nas áreas de indústria, comércio, serviços, agricultura, educação, ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

O documento será assinado em março de 2020 durante a visita de uma comitiva de representantes políticos e empresários daquele Estado alemão ao Paraná. Darci Piana disse que o acordo pode, inclusive, ser ampliado. Os termos serão discutidos entre as áreas técnicas dos governos de Baden-Württemberg e do Paraná nos próximos meses.

“Vamos modernizar esse acordo, entrar com outros elementos, como o aumento do intercâmbio entre universitários e o turismo”, afirmou Piana. “Alemanha tem economia muito forte, uma das maiores da Europa, e é um dos países com mais investimentos industriais no País. Podemos avançar ainda mais”.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA COMO DOAR

Doação do Imposto de Renda pode beneficiar crianças e adolescentes

Imagem de destaque
ENTENDA

Para reforçar ações, Estado lança campanha contra a dengue com inteligência artificial

Imagem de destaque
PARANÁ

Com 20,1 mil novas vagas, Paraná foi o quarto estado que mais empregou em janeiro

Imagem de destaque
CALORÃO

Sensação térmica se aproximou de 50ºC em algumas cidades do Paraná

RECONSTRUÇÃO - Piana apresentou um panorama do Paraná e disse que ele está alinhado ao programa de reconstrução da máquina pública em vigor na União.

O vice-governador citou a redução de secretarias, fim das aposentadorias de ex-governadores, as fusões das reformas administrativas, revisão dos contratos, venda de imóveis ociosos, a reforma da previdência e o fim do licença-prêmio a servidores estaduais.

INFRAESTRUTURA - O vice-governador também apresentou os projetos de infraestrutura: o banco de projetos executivos, o novo Anel de Integração com 4,1 mil quilômetros, a concessão de quatro aeroportos para a iniciativa privada e a nova ligação ferroviária entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Piana disse que o Estado busca modelagens que diminuam o custo do transporte para as empresas.

“Precisamos e queremos investimentos estrangeiros e nada melhor do que um País com essa tecnologia. Esse entendimento é saudável e bom para os dois lados. Temos possibilidades em infraestrutura, portos, aeroportos e precisamos de capital para isso”, complementou Piana.

IMPORTÂNCIA – O embaixador Georg Witschel esteve pela quarta vez no Estado e também aproveitou para avisar ao vice-governador que a partir do ano que vem assumirá um novo embaixador. “O Paraná tem importância muito grande para a Alemanha, não somente pelos descendentes, mas temos aqui uma Câmara de Comércio, institutos culturais e um patamar muito alto de investimentos privados”, afirmou o embaixador.

Witschel também destacou que as reformas administrativas em curso no País e a modelagem econômica voltada ao comércio internacional têm despertado interesse das empresas alemãs.

“Em março teremos a visita da delegação do Estado de Baden-Württemberg, que é a espinha dorsal da indústria alemã. Será uma boa oportunidade para renovar a cooperação já existente, mas também atrair novos investimentos ao Paraná”, pontuou. “Isso indica que na perspectiva alemã a situação econômica do País está melhorando. Nunca foi ruim, mas está melhorando. Temos interesse maior em investir aqui”.

BALANÇO COMERCIAL – O Paraná exporta para a Alemanha, prioritariamente, soja, carne de frango, madeira, eixos de transmissão para veículos automotores, couro e café, e importa automóveis, partes e acessórios para automóveis, cloreto de potássio e ureia.


AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá