Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná é contraponto no debate sobre verbas para ensino superior

17/05/19 às 14:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná se transformou em um contraponto nacional no debate sobre a distribuição de verbas para as universidades públicas. A postura do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de estabelecer critérios de meritocracia para ampliar o repasse de recursos para o ensino superior, foi elogiada pelo jornalista Eduardo Oinegue, da rádio BandNews.

Ao comentar o movimento realizado nesta semana em todo o País e que coloca em debate o financiamento da educação superior, Oinegue afirmou que o Paraná agiu corretamente ao conduzir a discussão sobre educação e universidades. Ele salientou que houve um estímulo positivo nas declarações do governador, que falou sobre a questão de meritocracia na distribuição de recursos.

“Aquelas que tiverem melhor desempenho terão mais verbas”, destacou o jornalista, completando que o Estado também quer valorizar a transparência das instituições. “A transparência vai aumentar a verba daquela universidade”, emendou o comentarista da BandNews.

Leia mais:

Imagem de destaque
PROJETO DA POLÍCIA PENAL

Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

Nesta semana, o governador Ratinho Junior afirmou que administração das instituições estaduais de ensino superior será objeto de uma legislação específica. De acordo com ele, está em elaboração a Lei de Eficiência em Gestão Universitária (Legu), que deve ser finalizada até a metade do ano.

A construção de um novo modelo administrativo das instituições, com regras de meritocracia, vai contar com a participação efetiva da direção das universidades antes de ser encaminhada para a Assembleia Legislativa. “É uma discussão técnico-administrativa, e não apenas financeira”, afirma o governador.

Ratinho Junior também ressaltou a importância do envolvimento das universidades no desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Para ele, a produção acadêmica e as pesquisas realizadas pelo sistema estadual são ativos fundamentais e podem contribuir para a execução de projetos sociais, econômicos e de infraestrutura que estão sendo propostos pelo governo estadual.

Fonte: AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá