Paraná é contraponto no debate sobre verbas para ensino superior

Redação Tarobá News
Paraná | Publicado em 17/05/2019 às 14:46

O Paraná se transformou em um contraponto nacional no debate sobre a distribuição de verbas para as universidades públicas. A postura do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de estabelecer critérios de meritocracia para ampliar o repasse de recursos para o ensino superior, foi elogiada pelo jornalista Eduardo Oinegue, da rádio BandNews.

Ao comentar o movimento realizado nesta semana em todo o País e que coloca em debate o financiamento da educação superior, Oinegue afirmou que o Paraná agiu corretamente ao conduzir a discussão sobre educação e universidades. Ele salientou que houve um estímulo positivo nas declarações do governador, que falou sobre a questão de meritocracia na distribuição de recursos.

“Aquelas que tiverem melhor desempenho terão mais verbas”, destacou o jornalista, completando que o Estado também quer valorizar a transparência das instituições. “A transparência vai aumentar a verba daquela universidade”, emendou o comentarista da BandNews.

Nesta semana, o governador Ratinho Junior afirmou que administração das instituições estaduais de ensino superior será objeto de uma legislação específica. De acordo com ele, está em elaboração a Lei de Eficiência em Gestão Universitária (Legu), que deve ser finalizada até a metade do ano.

A construção de um novo modelo administrativo das instituições, com regras de meritocracia, vai contar com a participação efetiva da direção das universidades antes de ser encaminhada para a Assembleia Legislativa. “É uma discussão técnico-administrativa, e não apenas financeira”, afirma o governador.

Ratinho Junior também ressaltou a importância do envolvimento das universidades no desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Para ele, a produção acadêmica e as pesquisas realizadas pelo sistema estadual são ativos fundamentais e podem contribuir para a execução de projetos sociais, econômicos e de infraestrutura que estão sendo propostos pelo governo estadual.

Fonte: AEN



Relacionados

Cascavel | 20-06-2019 14:10

Visita técnica na PIC permite conhecimento da Lei de Execução Penal

Visita técnica na PIC permite conhecimento da Lei de Execução Penal

Londrina | 20-06-2019 13:01

Dia da Bondade: confira como foi a manhã no Muffato da Duque

Dia da Bondade: confira como foi a manhã no Muffato da Duque

Londrina | 20-06-2019 12:36

Dia da Bondade: Ainda da tempo de entregar a sua doação

Dia da Bondade: Ainda da tempo de entregar a sua doação

Curitiba | 20-06-2019 12:22

Cresce número de migrantes e refugiados que buscam recomeço no Paraná

Cresce número de migrantes e refugiados que buscam recomeço no Paraná

PUBLICIDADE