Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná e Itália querem ampliar laços econômicos e culturais

12/11/19 às 16:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta terça-feira (12) o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, para discutir a possibilidade de ampliação das parcerias econômicas e culturais entre o Paraná e o país europeu. Bernardini está em Curitiba para a reunião de coordenação do Sistema Itália no Brasil, que acontece nesta terça e quarta-feira (13) e reúne parlamentares e membros da embaixada, consulados, conselhos e comitês italianos do País.

Piana apresentou ao embaixador os projetos de concessão do Estado, que estarão abertos para a participação de investidores estrangeiros. Entre eles, está a nova configuração do Anel de Integração, com 4,1 mil quilômetros de rodovias – 2,6 mil quilômetros já pedagiados e outros 1,5 mil quilômetros de novos trechos; os leilões de quatro aeroportos do Estado (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) e da nova Ferroeste, que vai ampliar a malha ferroviária do Paraná, fazendo a ligação do Porto de Paranaguá a Dourados (MS).

“O Paraná elaborou uma lei moderna de licitações que dá segurança jurídica para quem quer investir nos projetos do Estado. O Governo vê o setor privado como parceiro estratégico para executar as obras estruturantes que são necessárias para o desenvolvimento do Estado”, disse o vice-governador.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Ele também destacou a suspensão da vacinação para a febre aftosa no Paraná, autorizada recentemente pelo Ministério da Agricultura. “O Paraná é o maior produtor de proteína animal do Brasil e essa decisão vai permitir exportar ainda mais produtos na nossa pecuária, liberando a comercialização para 65% dos países que ainda não compram carne do Estado”, salientou.

ENCONTRO – A ampliação do comércio entre os dois países será um dos principais temas abordados na reunião do Sistema Itália no Brasil, ressaltou Bernardini. “O Paraná tem importantes laços culturais com o nosso País, recebeu milhares de imigrantes. O momento agora é de pensar no futuro e identificar oportunidades para fortalecer esses laços”, disse.

O embaixador acrescentou que para isso é preciso falar de cultura e economia. O Paraná tem uma situação orçamentária muito melhor que outros estados do Brasil e tem projetos para fortalecer a parte econômica”, destacou. “Temos oportunidades de ter empresários italianos aqui e vamos trabalhar para aumentar nossa presença no Paraná”, afirmou.

PRESENÇAS – O senador e subsecretário do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Ricardo Merlo, e o cônsul-geral da República Italiana em Curitiba, Raffaele Festa, também acompanharam a reunião.


AEN-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá