Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná e ministérios do Brasil e Paraguai promovem testagem e vacinação na fronteira

20/11/21 às 09:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com os Ministérios da Saúde do Brasil e Paraguai e o município de Foz do Iguaçu, promoveu nesta sexta-feira (19) ações de testagem e vacinação na fronteira, na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná.

A vacinação para brasileiros e estrangeiros que moram ou trabalham na região inclui imunizantes contra a febre amarela, influenza (H1N1), Covid-19 (primeira, segunda e terceira dose), além da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Já a testagem, disponibilizada de maneira gratuita, visa identificar possíveis casos assintomáticos de infectados com o coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Detran-PR vai leiloar 344 veículos para circulação em vias públicas em abril

Imagem de destaque
SAÚDE

Boletim da dengue confirma 22 mil novos casos e mais 18 óbitos no estado

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná

Imagem de destaque
ECONOMIA

PIB do Paraná cresce o dobro da média nacional em 2023, com alta de 5,8%

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, falou sobre a importância deste alinhamento entre os países. “Reafirmamos neste ato a forte integração que há entre o Brasil e Paraguai, de iniciativas que já vêm de muito tempo, como foi no caso da Itaipu”, disse.

“Na Saúde, nos programamos para fortalecer o nosso sistema ampliando leitos, e toda essa organização fez com que hoje tenhamos conforto em receber a dose de reforço e diminuir possibilidades de uma nova onda da Covid-19. Precisamos continuar trabalhando juntos e salvando vidas”, destacou o ministro.

HISTÓRICO – Em junho deste ano, após articulação do Governo do Estado e Ministério da Saúde, os municípios localizados em regiões de fronteira no Paraná – Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste – receberam lotes extras de imunizantes contra a Covid-19, como estratégia de controle para a circulação de novas variantes, especialmente a delta.

“A prevenção aliada com a vacinação tem um impacto gigantesco no enfrentamento da Covid-19 e precisamos agradecer o Ministério da Saúde por todo o apoio dado ao Paraná, especialmente na fronteira. Quando pedimos lotes exclusivos para esses municípios fomos prontamente atendidos com mais de 94 mil doses, colocando essa região como prioritária na Programa de Imunização”, afirmou o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior.

A cidade de Foz do Iguaçu tem a fronteira mais movimentada do Brasil e cerca de 98 mil brasileiros moram no país vizinho, com trânsito intenso pela Ponte da Amizade. As ações de vacinação também foram realizadas no Paraguai, em Cidade do Leste, simultaneamente. No país vizinho, foram aplicados imunizantes contra a poliomielite, sarampo e Covid-19.

“Estamos unindo esforços para reduzir a contaminação de doenças, diminuir as enfermidades e fortalecer políticas estratégicas de Saúde”, disse o ministro da Saúde e do Bem-Estar do Paraguai, Julio Borba Vargas.

BALANÇO – A ação desta sexta-feira (19) em Foz do Iguaçu registrou a aplicação de 103 doses de vacinas contra a Influenza (84 brasileiros e 19 estrangeiros); 50 doses contra a febre amarela (30 brasileiros e 20 estrangeiros) e 34 vacinas da tríplice viral (32 brasileiros e 2 estrangeiros).

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, ressaltou o impacto destas ações. “A vacinação une nossos povos, e os dois países são muito importantes e fortes em imunizações. A mensagem hoje é de esperança, sabemos que nossa região pode fazer a diferença neste enfrentamento”, disse.

Já com relação à Covid-19, 517 vacinas foram aplicadas. Destas, 62 doses em paraguaios, 19 em argentinos, 18 em brasiguaios e as demais em brasileiros. Além disso, 120 testes rápidos foram realizados, com 113 resultados negativos e 7 positivados.

“Precisamos fortalecer essa imunização que está salvando nosso povo. Essa ação reforça o laço entre Brasil e Paraguai, principalmente neste momento de retomada de atividades e turismo, onde milhares de pessoas visitam Foz do Iguaçu”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

MAIS VACINAS – Ainda nesta sexta-feira (19), a Sesa recebeu um novo lote com 278,4 mil imunizantes contra a Covid-19, sendo 3.510 doses destinadas exclusivamente para municípios de fronteira. As vacinas devem ser distribuídas nos próximos dias.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá