Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná é referência internacional em ações de controle da resistência antimicrobiana

25/03/23 às 13:32 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta sexta-feira (24) para a coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) do Ministério da Saúde, Helena Cristina Ferreira Franz, as ações realizadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) no controle de resistência antimicrobiana – um dos maiores problemas de saúde no mundo, pois põe em risco a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas.


O Lacen/PR foi o primeiro laboratório a ser visitado pela atual coordenadora da CGLAB, já que é referência nacional para o Projeto de Vigilância da Resistência do Ministério da Saúde. É o laboratório que recebe financiamento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) dos Estados Unidos para promover estudos com outros dez Lacens e 25 hospitais sentinelas visando criar uma rede nacional de monitoramento. Essa rede irá subsidiar uma rede global do CDC para combater a resistência antimicrobiana.



Receberam recursos do mesmo fundo de financiamento do CDC outras autoridades referenciadas em saúde pública, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAs), Sociedade Americana de Microbiologia (American Society for Microbiology – ASM) e Universidade de Oxford.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


“Apresentamos algumas ações de vigilância realizadas pelo nosso Lacen para combater a resistência antimicrobiana, almejar novas parcerias com o governo federal e também expandir o trabalho realizado no Estado para outras unidades da Federação”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves.


O objetivo do projeto desenvolvido pelo Lacen/PR, em parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é detectar bactérias e fungos multirresistentes em hospitais e unidades de saúde em um curto período de tempo, possibilitando ações mais rápidas e efetivas no tratamento de pacientes.


PRESENÇAS – Participaram da reunião a diretora do Lacen/PR, Célia Fagundez da Cruz; a chefe da Divisão de Laboratórios de Epidemiologia e Controle de Doenças do Lacen/PR, Irina Nastassja Riediger; o microbiologista do Lacen/PR, Marcelo Pillonetto, coordenador do projeto em parceria com o CDC; e a responsável pela coordenação de Vigilância Sanitária da Sesa, Jaqueline Shinnae Justi.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá