Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná e São Paulo buscam reforçar parcerias em Segurança Pública

21/07/21 às 14:28 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O reforço nas parcerias na área da segurança pública do Paraná e do estado de São Paulo foi o foco da reunião entre representantes das pastas dos dois estados, nesta terça-feira (20). O secretário paranaense, Romulo Marinho Soares, recebeu o coordenador-geral do Centro de Operações Integradas (COI), Carlos Sérgio Câmara Saú, e o coordenador do COI, coronel Omar Tumas.

Além de reunião na sede, eles estiveram nas instituições vinculadas para conhecer boas práticas, trocar experiências e conversar sobre operações estratégicas entre os dois estados.

“A presença da comitiva de São Paulo reforça a parceria e o lema de que juntos somos mais fortes. O trabalho na área da segurança pública é feito para a sociedade e é nesse sentido que precisamos transformar boas práticas em ações positivas”, disse o secretário Marinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Vence nesta terça-feira a quarta parcela do IPVA para veículos com final de placa 9 e 0

Imagem de destaque
PARANÁ

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Quarta parcela do IPVA para veículos com placas 7 e 8 vence nesta segunda-feira

“Podemos unir esforços, trocar experiências, compartilhar sistemas de informações, dados e experiências que possam facilitar o trabalho das nossas polícias, das forças de segurança, com o objetivo de atender melhor a população”, afirmou o coordenador do COI, Câmara Saú.

A primeira atividade ocorreu na sede da Polícia Científica do Paraná, em Curitiba, onde foram recebidos pelo diretor-geral, Luiz Rodrigo Grochocki. Houve apresentação de indicadores de produtividade e desempenho da instituição, entre eles a média do tempo para a conclusão de alguns tipos de pericial, que em 2014 era de 60 dias e caiu para oito dias neste ano.

Eles também conheceram o Museu de Ciências Forenses, o observatório de tanatologia (similar à sala que faz as autópsias do Instituto Médico Legal) e laboratórios. “O Paraná tem iniciativas interessantes que podem ser levadas nessa troca de boas práticas para aprimorar o serviço de Polícia Científica. São Paulo também tem muito a nos repassar”, disse Grochocki.

SIMULADOR  O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, apresentou o simulador de tiros móvel, instalado em um caminhão - o primeiro e único deste tipo no Brasil. A tecnologia é aplicada na capacitação e atuação da Polícia Civil do Paraná, podendo ser utilizada para formação e reciclagem dos policiais.

PRUMOS - A comitiva de São Paulo também esteve no Centro de Atendimento Psicossocial do programa Prumos, que tem por objetivo dar suporte à saúde mental aos integrantes das forças da segurança pública do Paraná e seus familiares. O programa, que atende todo o Estado, é desenvolvido pela Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Secretaria da Segurança Pública do Paraná.

“É sempre muito bacana e produtivo conversar com os outros estados sobre como eles estão desenvolvendo um programa de saúde mental”, disse o gestor do Centro Psicossocial, Eduardo Rodrigues Cabrera. “Estabelecemos comparativos para saber no que podemos melhorar, qual ideia aproveitar”, disse ele.

ESTRATÉGICO – Na reunião na sede da Secretaria o coordenador do COI falou sobre o planejamento estratégico utilizado em São Paulo, que tem como desafio reduzir a criminalidade e passar a percepção de segurança para a população. “O planejamento estratégico nos possibilita preparar as instituições para o futuro. A oportunidade de vir ao Paraná enriquece muito esse trabalho. Verificamos que as realidades são próximas e que as ideias, às vezes, são complementares”, disse ele.

No encontro, o comandante do 1º Comando Regional (1º CRPM), coronel Wagner Lucio dos Santos, apresentou a estrutura da Polícia Militar do Paraná, e as operações policiais têm trazido resultados positivos para a melhoria nos índices da segurança pública no Estado.

PRESENÇAS – Participaram da reunião na sede da Secretaria o diretor-geral da Secretaria da pasta, coronel João Alfredo Zampieri; o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres; o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gerson Gross; o diretor-geral do Depen, Francisco Alberto Caricati; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; o coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago; o coordenador do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Silvanei de Almeida, e o chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações, Major João Batista Tsuruda Amaral.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá