Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná já recebeu mais de dois mil estrangeiros desde 2016

15/02/19 às 08:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em pouco mais de dois anos de funcionamento, 2.108 estrangeiros que buscam uma nova oportunidade de vida no Brasil foram atendidos no Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (Ceim-PR).

Com a proposta de oferecer orientação e acesso às diversas políticas públicas do Estado, a unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, acolhe e orienta os imigrantes e faz os encaminhamentos necessários – como, por exemplo, auxílio para buscar um emprego.

Desde que foi inaugurado, em 2016, o Centro recebeu registros de mais de 40 nacionalidades, com destaque para Haiti, Cuba, Síria e Venezuela. São populações que vivenciam crises humanitárias motivadas por tragédias naturais ou crises políticas, como o terremoto que atingiu o Haiti em 2015, as ditaduras enfrentadas por venezuelanos e cubanos e a guerra civil síria, que começou em 2011.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná

Imagem de destaque
ECONOMIA

PIB do Paraná cresce o dobro da média nacional em 2023, com alta de 5,8%

Imagem de destaque
CONTRATOS

Paraná representou 35% dos R$ 5,8 bilhões financiados pelo BRDE em 2023

Imagem de destaque
VISTORIA

Sanepar contrata mergulhadores para inspecionar tubulações no Rio Paraná e Lago de Itaipu

Na Venezuela, a questão política que afeta as liberdades individuais causou duros danos também na economia. “Um simples almoço por lá está custando cerca de duzentos reais”, diz Jose Luis Mata Merceron, de 46 anos, que assim como seu conterrâneo Miguel Leonardo Guevo Rodriguez, 33, veio com a família para o Brasil. No processo de interiorização do Governo Federal, iniciado em 2018, foram encaminhados para o Paraná.

Aqui, pretendem recomeçar a vida do zero. Miguel é engenheiro industrial e, juntamente com a esposa e o auxílio do Centro, está elaborando currículos para conseguir um emprego. Jose Luis tinha uma empresa de ônibus e agora quer regularizar a carteira de motorista para conseguir um trabalho.

Nesta sexta-feira (15) chega ao Paraná mais um grupo de venezuelanos. No total, 109 imigrantes vêm de Boa Vista (RR), transportados em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), numa ação da Operação Acolhida. Noventa ficarão em Curitiba, e outros 19 serão encaminhados para Goioerê, no interior do estado.

Para o secretário da Justiça, Ney Leprevost, o papel do Estado é oferecer condições dignas para que essas pessoas consigam, no Brasil, uma nova oportunidade. E o Paraná, um dos Estados com a maior diversidade étnica do Brasil, está pronto para recebê-los. “As 28 etnias que colonizaram o Estado nos séculos XIX e XX – alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses entre eles – trouxeram na bagagem seus costumes e tradições e ajudaram a construir o Paraná de agora. Hoje, são outros povos que buscam abrigo aqui. Muitos migrantes estão fugindo de governos ditatoriais ou de situações de calamidade pública e extrema pobreza. Aqui, encaminhamos para assistência jurídica, mercado de trabalho e atendimento socioassistencial”, diz Leprevost.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá