Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná programa distribuição de vacinas contra a MPox para a próxima semana

17/03/23 às 12:57 - Escrito por Redação Tarobá News

A vacinação contra a MPox deve começar a partir da semana que vem no Paraná. São mais de 900 doses disponíveis.


As doses começarão a serem distribuídas a partir de terça-feira para as 22 regionais do estados. O Paraná recebeu 981 doses do ministério da saúde, que serão destinadas ao público-alvo elencado pelo governo federal, que consiste em pessoas vivendo com hiv/aids (pvha): homens cisgêneros (que se identificam como homens), travestis e mulheres transexuais que tenham idade igual ou superior a 18 anos e status imunológico identificado pela contagem de linfócitos t cd4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.


Os imunizantes também estarão disponíveis para profissionais que trabalham diretamente com orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (nb-3). A vacinação também incluirá pessoas que tiveram contato direto com fluídos e secreções corporais de pessoas com suspeita da doença, prováveis ou confirmadas para MPox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.


Os dados mais recentes divulgados pela secretaria da saúde apontam que o estado soma 301 casos positivos da doença.


A MPox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.  Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição:


© Copyright 2022 Grupo Tarobá