Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Paraná recebe prêmio nacional por implementação de sistema com foco na saúde do trabalhador

30 nov 2023 às 15:03
Por: Agência Estadual de Notícias
SESA-PR

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi destaque no 11º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renastão), realizado de quarta a quinta-feira (27 a 29) em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), premiou a implementação do Sistema Brasileiro de Monitoramento de Trabalhadores e População Expostos ao Amianto (Datamianto) no Paraná. Cerca de 200 experiências exitosas desenvolvidas em todas as regiões do país foram inscritas e apenas seis receberam a premiação.


O Paraná foi contemplado com a melhor experiência no eixo temático Ações Inter e Intrasetoriais em Saúde do Trabalhador. “Mais uma vez o Paraná é destaque em um evento nacional promovido pelo Ministério. Isso é resultado do comprometimento e trabalho realizado com muita seriedade por toda equipe da saúde. Parabenizo os profissionais do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest), que têm como principal objetivo o bem-estar e a saúde do trabalhador paranaense”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


De acordo com a autora do trabalho e técnica Cest, Maria Carolina Lobo da Silva Leal, a implantação do Datamianto é uma retomada e reorganização das ações de vigilância e atenção à saúde dos trabalhadores expostos ao minério.


“Este sistema possibilita o resgate do monitoramento de trabalhadores que em algum momento estiveram expostos ao amianto e, a partir disso, em caso de doenças desenvolvidas por esse contato, é possível obter um diagnóstico precoce e proporcionar um tratamento adequado junto ao SUS”, explicou.


SISTEMA - A partir de 2019, quando o Ministério da Saúde instituiu o Plano de Ação com vista à estruturação da rede de ações e serviços para atenção à saúde da população exposta ao amianto, o Cest implementou o sistema informatizado para registro dos casos resultando no rastreamento e identificação de 7.172 trabalhadores que foram expostos.

Outras notícias

Motorista morre carbonizado após colidir contra pilar de viaduto na BR-277, em Porto Amazonas

Batida entre caminhão e carro elétrico deixa duas pessoas feridas na BR-373, em Ipiranga

Mulher morre e quatro ficam feridos em capotamento na BR-376 em Nova Esperança


Este rastreamento já identificou dois casos de trabalhadores com um tipo de câncer raro e outros 31 que tiveram o diagnóstico de doenças pulmonares causadas pela inalação da fibra. Dos trabalhadores expostos, 73 aceitaram receber atendimento especializado pelo SUS.


AMIANTO - O amianto é uma fibra mineral que foi amplamente utilizada em vários processos produtivos, e a exposição ao produto é um grave problema de saúde pública. Ele atinge principalmente os trabalhadores da indústria do fibrocimento e da construção civil, da fabricação de pisos vinílicos, telhas, caixas-d’água, divisórias, forros falsos, tubulações, vasos de decoração, para plantio, artefatos de cimento-amianto e para isolamento acústico ou térmico.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Carne de onça de Curitiba conquista a 18ª Indicação Geográfica do Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Técnicos do IAT capturam e soltam, no mesmo dia, onça-parda encontrada em sítio de Marialva

Paraná

Paraná é o primeiro estado do Brasil a equipar policiais com armas não letais Taser 10

Paraná

Alep debate projetos para proibir uso de bebês reborn em serviços prioritários no Paraná

Mais Lidas

Agro
Brasil

Mapa divulga lista de marcas de café improprio para consumo

Cidade
Londrina e região

Policial militar do 30º BPM é preso em Londrina após ser condenado por homicídio

Cidade
Londrina e região

Menino de apenas 8 anos morre em Apucarana após contrair bactéria

Cidade
Cascavel e região

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em grave acidente no bairro Periolo

Cidade
Londrina e região

Marcha para Jesus deve reunir mais de 25 mil fiéis na região central de Londrina

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 2 | Segurança, Saúde e Gestão Condominial | ESTMA | Giovanni Augusto Alves

Podcast PodGuest - EP 11 - O Retorno da Metamorphose Fantasy Party

Podcast Eleva+ Cast | EP 1 | Inovação na Cobrança Condominial | Mayhara Magley

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.