Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná recebe prêmio nacional por implementação de sistema com foco na saúde do trabalhador

30/11/23 às 15:03 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi destaque no 11º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renastão), realizado de quarta a quinta-feira (27 a 29) em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), premiou a implementação do Sistema Brasileiro de Monitoramento de Trabalhadores e População Expostos ao Amianto (Datamianto) no Paraná. Cerca de 200 experiências exitosas desenvolvidas em todas as regiões do país foram inscritas e apenas seis receberam a premiação.


O Paraná foi contemplado com a melhor experiência no eixo temático Ações Inter e Intrasetoriais em Saúde do Trabalhador. “Mais uma vez o Paraná é destaque em um evento nacional promovido pelo Ministério. Isso é resultado do comprometimento e trabalho realizado com muita seriedade por toda equipe da saúde. Parabenizo os profissionais do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest), que têm como principal objetivo o bem-estar e a saúde do trabalhador paranaense”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


De acordo com a autora do trabalho e técnica Cest, Maria Carolina Lobo da Silva Leal, a implantação do Datamianto é uma retomada e reorganização das ações de vigilância e atenção à saúde dos trabalhadores expostos ao minério.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

1º do País a implantar sistema de notificação de medicamentos antifúngicos

Imagem de destaque
CONFIRA!

Universidades estaduais têm 262 vagas abertas para cursos de mestrado e doutorado

Imagem de destaque
NA UFPR

Alunos de universidades estaduais podem se inscrever em disciplinas de pós

Imagem de destaque
PARANÁ

Colheita atípica de soja eleva exportações do Paraná em 282% em janeiro


“Este sistema possibilita o resgate do monitoramento de trabalhadores que em algum momento estiveram expostos ao amianto e, a partir disso, em caso de doenças desenvolvidas por esse contato, é possível obter um diagnóstico precoce e proporcionar um tratamento adequado junto ao SUS”, explicou.


SISTEMA - A partir de 2019, quando o Ministério da Saúde instituiu o Plano de Ação com vista à estruturação da rede de ações e serviços para atenção à saúde da população exposta ao amianto, o Cest implementou o sistema informatizado para registro dos casos resultando no rastreamento e identificação de 7.172 trabalhadores que foram expostos.


Este rastreamento já identificou dois casos de trabalhadores com um tipo de câncer raro e outros 31 que tiveram o diagnóstico de doenças pulmonares causadas pela inalação da fibra. Dos trabalhadores expostos, 73 aceitaram receber atendimento especializado pelo SUS.


AMIANTO - O amianto é uma fibra mineral que foi amplamente utilizada em vários processos produtivos, e a exposição ao produto é um grave problema de saúde pública. Ele atinge principalmente os trabalhadores da indústria do fibrocimento e da construção civil, da fabricação de pisos vinílicos, telhas, caixas-d’água, divisórias, forros falsos, tubulações, vasos de decoração, para plantio, artefatos de cimento-amianto e para isolamento acústico ou térmico.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá