Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná recebe primeiro Centro de Realidade Estendida em uma universidade do País

05/06/23 às 16:30 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná terá a primeira universidade do Brasil com um Centro de Realidade Estendida. Nesta segunda-feira (5), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizou a inauguração do espaço, inédito no âmbito das instituições de Ensino Superior, localizado no Bloco Amarelo do Campus Curitiba, no bairro Prado Velho.


Com o ele, será possível desenvolver experiências imersivas na área de saúde, engenharia, ciências biológicas, direito, teatro, humanidades, entre outras. São três mil metros quadrados disponíveis para inovações em um ambiente imersivo e multitemático, feito para aproximar a comunidade acadêmica das novas tecnologias educacionais.


O centro possui, por exemplo, um simulador em tempo real de entrevista médica e um game de realidade virtual para correção de movimentos em atividades físicas. Também é possível desenvolver documentários imersivos, criação de impressões em modelos 3D, visitas virtuais a plantas e processos produtivos nas áreas engenharias, além de realidade mista para treinamento de instrumentação elétrica.

Leia mais:

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos

Imagem de destaque
ATÉ DOMINGO

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná nesta quinta-feira

Imagem de destaque
DER INFORMA

Obras em Irati: PR-364 terá mais um dia de bloqueio total de tráfego

Imagem de destaque
INFRAESTRUTURA

Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros no Sul Export 2024


“A educação moderna precisa continuar enfatizando habilidades e valores fundamentais, como ética, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação eficaz, mas também deve incorporar habilidades digitais e competências técnicas relevantes, ligadas ao uso das novas tecnologias”, aponta o professor Ericson Sávio Falabretti, pró-reitor de Desenvolvimento Educacional e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).


Recentemente a PUCPR, inaugurou outro espaço, voltado ao fomento da inovação, educação e desenvolvimento de conexões entre pessoas, negócios e tecnologias, chamado Innosphera Meeting Center. Criado pela Hotmilk, ecossistema de inovação da universidade, ele tem como objetivo receber eventos, educação corporativa 4.0, imersões de sprints e squads, sessões de design thinking e reuniões diversas, seja para aprimorar a interação entre equipes ou gerar novos negócios.


O secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, representou o Governo do Paraná na cerimônia. “O Paraná passa por um grande momento, não somente a Capital, mas também as grandes, médias e pequenas cidades. A área de inovação e tecnologia representa o futuro e estamos no caminho para transformar nosso Estado no mais inovador do Brasil”, afirmou.


Ele lembrou que três cidades do Paraná figuram entre as melhores do mundo para startups e negócios inovadores, segundo o ranking do Startup Ecosystem Index Report 2023. Curitiba, Londrina e Maringá são apresentadas entre as mil localidades globais com melhor ambiente para a implantação e desenvolvimento de empresas inovadoras.


Já o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou que as universidades estaduais também têm Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), reforçando esse movimento no universo acadêmico. “O objetivo é prospectar negócios e impulsionar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, ampliando a competitividade das empresas paranaenses e agregando tecnologia aos processos de produção de bens”, salientou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá