Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná reembolsa IPVA para quem teve veículo furtado ou roubado em 2022

17/04/23 às 15:15 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Paraná deve reembolsar cerca de R$ 5 milhões em Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a pessoas que tiveram veículo furtado ou roubado em 2022.

 

A devolução é um direito previsto na lei que instituiu o imposto, sancionada em 2003.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o valor reservado para a restituição corresponde ao solicitado por donos de 8.372 veículos.

 

Desde que a lei existe, o governo estadual já pagou quase R$ 100 milhões em restituições a proprietários vítimas de furto ou roubo de veículo.

 

Segunda a secretaria, para obter a restituição é preciso formalizar o pedido. Após a análise, a restituição será feita, em média, em 90 dias. Veja passo a passo a seguir.


Como pedir restituição do IPVA


Preencher o Pedido de Restituição do IPVA, disponível no Portal Sefa; apresentar cópia dos documentos necessários indicados no formulário.


O protocolo do pedido pode ser feito em qualquer unidade da Receita Estadual ou pelo protocolo digital.


Documentos necessários


Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); documento(s) que comprove(m) a responsabilidade pelo ônus financeiro do pagamento a quem está pedindo a restituição, exceto quando o requerente for o proprietário ou arrendatário do veículo no momento da solicitação; boletim de ocorrência; contrato de arrendamento mercantil, no caso de veículos arrendados; instrumento de mandato, ou outro documento que atribua, expressamente, poderes ao requerente (se for o caso); documento relativo à agência e conta bancária do favorecido (cópia de cheque ou de extrato bancário).


Furtos e roubos


Os mais de 8 mil contribuintes que serão restituídos não correspondem ao número total de veículos furtados e roubados no Paraná, mas apenas aos que pediram a devolução proporcional do imposto.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá