Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paranaense com sangue raro é um dos doadores em plano para salvar paciente do Piauí

31/03/23 às 15:54 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

No início deste mês, a Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde acionou os hemocentros do Brasil para identificar possíveis doadores do sangue raro “Kell-Null”. No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Sangue Raro (CNSR) há apenas três pessoas cadastradas com este sangue e uma delas é um paranaense de Foz do Iguaçu. 


O doador, que prefere não se identificar, foi convocado pela Hemorrede e realizou a doação nesta quarta-feira (29). O sangue doado por ele será utilizado em uma força-tarefa nacional: salvar a vida de uma paciente de 38 anos, internada com anemia em estado grave, na cidade de Teresina, no Piauí.


O sangue doado será enviado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e percorrerá mais de três mil quilômetros de Foz do Iguaçu até a receptora em Teresina. O transporte é viabilizado pelo Ministério da Saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARCERIA COM UEL

Participação do IDR-Paraná na Expo Londrina terá programação técnica

Imagem de destaque
PEDÁGIOS

Cobranças nas praças de pedágio dos Lotes 1 e 2 são retomadas neste sábado

Imagem de destaque
PARANAVAÍ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo superior a R$ 3 milhões

Imagem de destaque
36 ANOS

PCPR prende homem em flagrante por feminicídio e homicídio em Toledo


“Esperamos que esse gesto toque o coração de todos os paranaenses para que continuem sendo solidários e doando seu sangue em prol da vida de alguém”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Com objetivo de alcançar 4,6 milhões de pessoas, Paraná inicia vacinação contra a gripe


TIPOS SANGUÍNEOS

Além dos populares A, B, AB e O, positivos e negativos, que se enquadram no sistema ABO (do sistema Rh), ao menos 43 sistemas que descrevem mais de 373 antígenos sanguíneos diferentes já foram identificados pela Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (International Society of Blood Transfusion – ISBT). O que difere um do outro é, principalmente, a variação de carboidratos e das proteínas que os compõem.


Dentre os fenótipos já conhecidos, o “Kell-Null” ocorre quando o indivíduo não possui nenhum antígeno do sistema Kell e é extremamente raro, sendo encontrado em apenas 0,01% da população mundial, com destaque para países como Finlândia, Japão e Reino Unido. As pessoas que possuem esse fenótipo só podem receber doações de pessoas que tenham a mesma variação, o que dificulta, e muito, a procura por sangue compatível.


“O Hemepar sempre se preocupou em identificar os tipos sanguíneos para garantir transfusões cada vez mais eficazes, e com o apoio da Sesa, temos insumos e materiais suficientes para realizar as fenotipagens, que é a identificação do sangue. Hoje temos quase 45 mil doadores cadastrados fenotipados”, explicou a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza.


PROCESSAMENTO

O Hemepar é credenciado no CNSR para identificação de doadores com fenótipos raros. Toda vez que uma pessoa faz uma doação, esse sangue é encaminhado para processamento, onde são realizadas as separações do sangue em componentes (eritrocitários, plaquetários e plasmáticos), além da realização de testes e fracionamento dos hemocomponentes para armazenamento.


“Temos características no sangue que nos diferem de uma pessoa para outra e a descoberta desses doadores raros pode ser realizada por meio de um exame chamado biologia molecular, entre outros. O Hemepar realiza esses testes desde 1991 e aos poucos fomos estendendo isso também para as Regionais de Saúde”, afirmou a chefe de Divisão de Hemoterapia do Hemepar, Renata Pavese.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá