Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Parque Urbano de Araruna é o primeiro do novo programa ambiental do Paraná

23/09/21 às 16:59 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná ganhou nesta quinta-feira (23) o primeiro parque do programa Parques Urbanos, em Araruna, no Centro-Oeste do Estado. O Parque das Araras, com mais de 35 mil metros quadrados, deixou de ser um espaço subutilizado com problemas de erosão e se transformou em um reduto sustentável e de lazer. Ele compreende os bairros Jardim Primavera, Jardim Araruama, Jardim Furlaneto e Jardim Aquarius.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, participou da inauguração e ganhou da prefeitura um livro com a história da cidade, que já inclui o novo espaço. "Lançamos uma obra ambiental, cuidando do solo e da água e evitando que esse local se tornasse um lixão. Hoje, essa área pode ser aproveitada pela população, de crianças a idosos", destacou o secretário. 

Os moradores deram início, também nesta quinta, ao plantio de mil mudas de árvores nativas para completar a área destinada à preservação, correspondente a 85% do total. As demais áreas contam com pista de caminhada, um lago, trilha, academia ao ar livre e um playground para as crianças, entre outras estruturas.

Leia mais:

Imagem de destaque
PROJETO DA POLÍCIA PENAL

Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

O Parque das Araras teve investimento de R$ 1,13 milhão. Dentro do projeto, o município resolveu outro problema dos moradores, construindo uma ponte que liga o bairro Jardim Primavera ao Centro. As obras duraram pouco mais de um ano. 

"O parque tem mobilidade e oferece qualidade de vida para a população, especialmente para as crianças e idosos. É um sonho de anos que se torna realidade", afirmou o prefeito de Araruna, Leandro Oliveira.

TRANSFORMAÇÃO – Moradora de uma casa perto do Parque das Araras há anos, Maria Regina Belussi dos Santos conta que foi testemunha da transformação no quintal de casa.

"Era feio, tinha uma paisagem horrorosa e agora está maravilhoso. Eu fico feliz vendo o pessoal andando e desfrutando desse espaço", disse. Somente no Jardim Primavera, três mil pessoas serão beneficiadas com a nova estrutura.

O local abriga diversas nascentes que dão origem ao Córrego Timbó, que desagua no Córrego Rodrigues. O rio não tinha proteção e já havia sinais de desmatamento e assoreamento.

Com a instalação do parque, além do reflorestamento da área degradada, será realizado um trabalho de manutenção e cuidado das águas.

A aposentada Ana Rodrigues de Souza mora na região. Ela e as amigas agora têm um local ideal para passear. "Agora temos um parque. Eu achei muito bonito a passagem que tem sombrinhas decorando. É muito gostoso ficar perto das árvores", contou.

PARQUES URBANOS – O programa Parques Urbanos é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT). Em todo o Estado, 45 municípios têm obras em andamento, com investimento total de cerca de R$ 46 milhões. Para obter recursos junto ao órgão ambiental, a prefeitura deve elaborar o projeto executivo, de acordo com o padrão estipulado pelo IAT, que oferece apoio técnico aos municípios. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá