Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PCPR amplia conexões com palestras e orientações sobre crimes virtuais

30/05/23 às 15:08 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orientou 2.110 pessoas sobre crimes virtuais, polícia judiciária e segurança pública nos últimos 15 dias, em Curitiba, Paranaguá (Litoral) e Jaguariaíva (Campos Gerais). As palestras foram ministradas por investigadores, psicólogos e delegados da PCPR.


Os eventos aconteceram em quatro escolas, na União dos Dirigentes Municipais de Educação e no Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas, em Curitiba; no Instituto Federal do Paraná e na Secretária Municipal de Assistência Social, em Paranaguá; e em nove escolas, em Jaguariaíva. Foram impactados alunos, pais e educadores.


A interação visa a aproximação entre a PCPR e a população, além de conscientizar e prevenir que os adolescentes e adultos sejam vítimas de crimes. Os temas envolveram violências nas escolas, crimes virtuais e serviços de polícia judiciária que podem ser acessados pela população.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda para 4,5 milhões de pessoas

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios


De acordo com o psicólogo Sérgio Morgenstern, é necessário que os pais e responsáveis estejam sempre atentos aos conteúdos acessados pelos jovens nas redes sociais, acompanhando o mais próximo possível. “Também ressaltamos que, em qualquer caso de crime virtual, é essencial que a vítima procure uma de nossas delegacias e denuncie. Contamos com uma estrutura capaz de identificar, localizar e punir os responsáveis por perfis falsos na internet”, afirma.


A diretora de um dos colégios que a PCPR esteve, Doraci Cardoso, ressaltou que as palestras foram de extrema importância para levar esclarecimentos aos alunos. “Muitos adolescentes acham que não serão rastreados ou identificados, por isso acabam falando e fazendo coisas indevidas. Importante que eles entendam que é um meio importante, mas que precisam ter consciência de uso”, complementa.


O delegado Thiago Lima, um dos responsáveis por orientar os alunos, afirma que essa iniciativa estreita os laços e insere a Polícia Civil na comunidade estudantil. “Orientamos os alunos sobre os riscos e benefícios do uso da internet, a fim de que eles se protejam dos crimes e das atividades antissociais, além de evitarem alguma irregularidade que possa ensejar um ato infracional e gerar responsabilidade perante a justiça da infância e juventude”, finaliza Lima.


EVENTOS – Um dos eventos aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, o “Jaguariaíva Sem Drogas”, que teve como intuito conscientizar crianças de 9 e 10 anos sobre as drogas. O delegado Lucas Maia comenta sobre a importância de trazer o assunto para o público-alvo. “O trabalho orientativo da PCPR nas escolas serve também como uma rede de proteção aos alunos. É através dessas ações que levamos informações e orientamos sobre temas pertinentes para o público jovem”, afirma.


No dia 16 de maio, a PCPR participou do Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A roda de conversa teve como tema segurança nas escolas e contou com a presença do delegado Cristiano Quintas. “Pudemos divulgar conhecimento, informações sobre segurança escolar, a fim de tratar a situação de violência de forma série e também de forma eficaz”, afirma.


PCPR NA COMUNIDADE – As palestras ofertadas pela PCPR fazem parte do PCPR na Comunidade. O projeto tem o objetivo de levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, aproximar a PCPR da população, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e conclusão de investigações. Além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição PCPR em atividades sociais em prol da sociedade.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá