Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pernambuco conhece modelo de gestão de informações do Paraná

20/04/18 às 17:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco, Romero Guimarães, reuniu-se nesta quinta e sexta-feira (19 e 20) com o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, para conhecer a política de tecnologia da informação e comunicação do Governo do Paraná. Guimarães estava acompanhado da representante da Secretaria Executiva de Articulação Institucional de Pernambuco, Ila Carrazzone.

O foco principal de interesse dos representantes do Governo de Pernambuco foi a metodologia utilizada pela Celepar no desenvolvimento dos cases de Business Intelligence (Bis), que privilegia soluções de inteligência no desenvolvimento de ferramentas para a modernização da gestão pública.

Estes estudos consistem na extração e tratamento dos dados da base dos sistemas corporativos que rodam na companhia, em número superior a 900, para o desenvolvimento de gráficos de fácil navegação, bem como o cruzamento das informações que auxiliam os gestores estaduais na tomada de decisões.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Com aumento das certificações ISO 9001, Tecpar fortalece a qualidade das empresas

Imagem de destaque
INFRAESTRUTURA

Sanepar investe R$ 22,9 milhões para expandir atendimento de saneamento básico em Guaíra

Imagem de destaque
CONCESSÕES

Primeira semana de operação das novas concessionárias tem obras e 1.152 atendimentos

Imagem de destaque
OCULTAÇÃO DE CADÁVER

Cinco pessoas são denunciadas por homicídios qualificados em Roncador

Como explicou Leite aos visitantes, por meio do acesso às informações estruturadas, o gestor tem a possibilidade de analisar os dados de forma global e também de aplicar seleções que tracem o perfil da população atendida, possibilitando a identificação de fatores positivos e daqueles que mereçam maior atenção por parte da administração pública.

Segundo ele, a Celepar possui um banco de inteligência com 660 cases de BIs que atendem todas as áreas governamentais, que pertence aos gestores públicos, para que eles possam melhor planejar e acompanhar a execução do plano de metas do Governo do Estado.

PERNAMBUCO - De acordo com Romero, o Governo de Pernambuco passou a adotar as ferramentas de Business Intelligence para a melhoria e modernização da gestão pública. “Viemos aqui na Celepar para conhecer as boas práticas utilizadas na construção desta riqueza que é o banco de inteligência do Paraná”, disse.

Nos dois dias em que esteve na Celepar, Ila Carrazzone constatou o estágio avançado do Paraná no desenvolvimento e aplicação dos estudos de Business Intelligence que, segundo ela, fato que reforça a convicção “de que estamos, mesmo no início da caminhada, no caminho certo, com base no que vimos e internalizamos”. Ela veio acompanhada pela gerente-geral de informações estratégicas da Secretaria Executiva de Articulação Institucional, Sandra Lubambo.

O presidente da ATI conheceu também soluções que a Celepar desenvolve para a Secretaria da Saúde, entre elas o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), utilizado na assistência de saúde de pacientes internados, em pronto atendimento ou em ambulatórios administrados pelo Estado.

Além do desenvolvimento de BIs, o Governo de Pernambuco, segundo Romero, quer construir uma sala de gestão para o acompanhamento das realizações da área da saúde, a exemplo do Centro Integrado de Informações Estratégicas da Celepar (CIIE).

Para uma visão mais ampla sobre o funcionamento de salas de gestão no Governo do Estado, eles, em companhia do presidente Jacson Leite, visitaram o gabinete de Gestão e Informações (GGI). O ambiente informatizado localizado no Palácio Iguaçu permite à equipe de governo acompanhar em tempo real o desenvolvimento das ações executadas e em andamento no âmbito da administração estadual.

ABEP - A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep) possui uma diretoria executiva, presidida por Romero Guimarães e o Conselho de Associadas, cuja presidência é exercida por Jacson Carvalho Leite. Os dois dirigentes aproveitaram a reunião em Curitiba para definir a pauta da próxima reunião da entidade, dias 26 e 27 deste mês, em Brasília.

Entre os temas que serão debatidos pelos 26 presidentes de congêneres, está o planejamento estratégico da entidade para 2018/19, ações para melhoria de gestão e a maior inserção da Abep nas discussões sobre a implantação de governos digitais em âmbito federal e estadual.

A Abep atua no fortalecimento da cooperação entre suas associadas em todo o país há quase quatro décadas. A entidade tem por missão promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC nas diversas esferas governamentais, fomentando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá