Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Plano de retomada prevê integração entre Governo, universidades e empresas

08/07/20 às 17:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A integração entre Governo, universidades e empresas, formando uma tríplice hélice de desenvolvimento, é um dos destaques do plano de retomada econômica que está sendo desenvolvido no Paraná. A informação foi dada pelo secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, durante entrevista nesta quarta-feira (08) no programa Em Pauta, da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), retransmitida para rádios de todo o Estado.

“Tenho dito que o Paraná é o que é por força das cooperativas e das universidades, e elas terão papel importantíssimo no que estamos planejando”, afirmou o secretário. Ele contou que tem feito reuniões com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, para buscar meios de destravar o que impede a aproximação do setor produtivo acadêmico com o setor produtivo industrial.

“Vamos estimular a realização de pesquisas aplicadas e algumas poderão contar com o financiamento da Fundação Araucária”, comentou, acrescentando que também está sendo reformulada a Lei de Inovação do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
DER INFORMA

Obras em Irati: PR-364 terá mais um dia de bloqueio total de tráfego

Imagem de destaque
INFRAESTRUTURA

Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros no Sul Export 2024

Imagem de destaque
CRIATIVIDADE

Livro de colorir criado por mulheres privadas de liberdade é usado em APAE de Iporã

Imagem de destaque
PARANÁ

Detran-PR vai leiloar 344 veículos para circulação em vias públicas em abril

Outra proposta em estudo, segundo o secretário, é a transformação da Agência do Trabalhador em Agência do Trabalho e Empreendedorismo. A intenção é identificar as aptidões das pessoas que estão sem emprego e fazer parcerias com instituições do Sistema S, como Senai, Senac, Sebrae, Senar, em todo o Estado. “Problemas difíceis não têm solução fácil e temos buscado soluções conjuntas”, disse Valdemar.

Ele explicou que houve necessidade de construir um novo plano porque, com o coronavírus, a arrecadação diminuiu, o desemprego aumentou e o Estado precisa se reorganizar porque haverá queda no PIB (Produto Interno Bruto). Num primeiro momento, foi investido mais na área de saúde e na distribuição de alimentos para a população carente, mas ao mesmo tempo outra equipe desenvolve ações para o que vem depois. O trabalho foi dividido em três frentes: econômica, social e de gestão.

Na área de gestão, o secretário disse que haverá economia com a devolução de veículos e com a adoção do teletrabalho, por exemplo. “O que se pergunta é que tamanho o Estado deve ter para continuar prestando serviços com qualidade à população”, destacou.

Valdemar afirmou que há a intenção de continuar investindo em infraestrutura, porque há financiamentos voltados exclusivamente para obras, e que também será necessário agregar valor à produção, industrializar mais, exportar mais, atrair empresas para o Estado e ampliar a concessão de crédito. 

Outros assuntos abordados na entrevista foram a queda de arrecadação dos municípios e a geração de emprego para jovens. Ele comentou que é o momento de a União ajudar o Estado e o Estado ajudar os municípios. E também de as pessoas ajudarem as micro e pequenas empresas. “Compre do pequeno, antecipe alguma compra”, recomendou aos que têm condições econômicas no momento.

Sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho, ele adiantou que está em estudo um projeto no qual o Governo poderá estimular a contratação de aprendizes por pequenas empresas. O secretário acrescentou que foi iniciada uma conversa com a Secretaria da Educação para selecionar os melhores alunos de escolas públicas, para estimular também a dedicação aos estudos.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá