Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Polícia Civil resgata cerca de 300 cães em situação de maus-tratos

19/01/23 às 10:07 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

 A PCPR (Polícia Civil do Paraná) está nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19), com a missão de resgatar ao menos 300 cães que estão vivendo em situações insalubres, em uma casa no bairro São Lourenço, na capital paranaense. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba.  


A PCPR identificou que os cães sofrem maus-tratos, vivem sem água e alimento. No local, os policiais civis ainda apuraram que há uma densa camada acima do chão, feita por fezes e urina dos próprios animais.  


De acordo com a investigação, os animais vivem em um local apertado, sem espaço entre eles. Além disso, a PCPR identificou diversos cães vivendo há anos dentro de caixas de transporte para viagens e apurou que, por estarem presos não sabem andar.  

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Saúde reúne hospitais com UTI e serviços de diálise para discutir segurança do paciente

Imagem de destaque
ACIDENTE GRAVE

Caminhão de combustível pega fogo na BR-376 e fumaça bloqueia pista

Imagem de destaque
SANEAMENTO BÁSICO

Novo reajuste na conta de água no Paraná começa a vigorar no dia 17 de maio

Imagem de destaque
LICENCIAMENTO

17% das empresas abertas no Paraná em 2024 estão dentro do Decreto do Baixo Risco


O delegado da PCPR Guilherme Dias afirma que essa, como outras ações da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da PCPR, só é possível graças ao apoio da população. “Veja como é importante a participação da população na apuração dos crimes de maus-tratos. O boletim de ocorrência pode ser feito de forma on-line no site da PCPR. A denúncia também pode ser feita de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou pessoalmente na delegacia mais próxima”, completa.


Os policiais civis constataram que vizinhos reclamam do forte odor e comércios próximos chegaram a fechar as portas  após os clientes reclamarem do cheiro vindo da residência. Além disso, a PCPR apurou que os animais estão correndo risco de morte, devido à situação do local. A dona dos animais não mora no local e não vai à residência com a frequência necessária. 


REDE DE APOIO- A Prefeitura de Curitiba presta apoio com o manejo, catalogação e transporte dos animais que necessitarem de remoção pela Rede de Proteção Animal. Além da limpeza dos canis com equipes do Departamento de Limpeza Pública. 


Para o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, trata-se de uma intervenção agora mais drástica em caso acompanhado pelo Município. 


“Temos acompanhado e tomado medidas, nos últimos anos, para melhorar a condição desses animais, com fiscalização, ações clínicas no local, castração, microchipagem e, nos últimos meses, até mesmo fornecimento de ração”, conta.


ENCAMINHAMENTO- Os animais ficarão sob responsabilidade do Instituto Fica Comigo, parceiro da Rede, que deve assumir a rotina de cuidados diários dos animais até a recuperação, com o apoio da Rede de Proteção para a garantia de alimentação e continuidade das castrações, até disponibilizá-los para adoção responsável.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá