Paraná

Portal da Transparência do Paraná ganha novas funcionalidades

07 jul 2017 às 16:57

O Portal da Transparência do Estado do Paraná, ferramenta de comunicação que permite a fiscalização dos gastos públicos, ganhou funcionalidades que vão facilitar o acesso e a leitura das informações governamentais. Além de novos menus, o portal agora oferece aos usuários a possibilidade de gerar gráficos interativos para visualizar os dados sobre licitações, contratos e bens imóveis. Além disso, as despesas com a folha de pessoal do Estado foram detalhadas, permitindo saber o gasto mensal por quadro funcional ou instituição.

A novidade, segundo a assessora do Comitê de Qualidade da Gestão Pública, Luciana Becker, potencializa as pesquisas. Os usuários também podem exportar as consultas feitas no site para planilhas de dados, opção que antes não existia.

SOCIAL - Além das novas ferramentas, o Portal da Transparência começa a utilizar nas próximas semanas a página do governo estadual no Facebook para divulgar informações do site. Outra novidade é a disponibilização de informações específicas da área social do Governo do Estado, como a quantidade de programas e os investimentos em cada um deles, no portal.

RECONHECIMENTO – Em junho deste ano, o Portal da Transparência do Estado foi reconhecido pelo Comitê de Olho na Transparência, organização formada por representantes de órgãos da sociedade civil, como um dos mais eficientes e ágeis do Paraná. De acordo com a avaliação da entidade, o portal leva, de forma rápida, informações descomplicadas aos cidadãos.

ATUALIZAÇÃO – O portal da Transparência do Paraná foi lançado em 2012, e desde então passou por mudanças significativas. A versão atual entrou no ar em 2016 e se consolidou como uma importante ferramenta de comunicação entre o cidadão e governo. São cerca de 60 mil acessos mensais.

O portal traz informações completas sobre as receitas e despesas do governo, dados sobre a folha de pagamento dos servidores, entre outras questões, em alinhamento pleno com a Lei de Acesso à Informação. O site inclui gráficos e links para facilitar o usuário na leitura dos dados.

ACESSO – Para acessar as novas ferramentas, basta entrar no Portal da Transparência ( http://www.transparencia.pr.gov.br/) e clicar no menu Informações Gerais/Gráficos Interativos, localizado no canto superior direito da tela.


Com informações AEN

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá