Portos do Paraná são exemplo para outros terminais do país

Redação Tarobá News
Paraná | Publicado em 11/09/2019 às 18:00

A conquista da autonomia para administrar os próprios contratos de exploração de áreas dos portos organizados, pela empresa pública Portos do Paraná, está servindo de exemplo para os demais portos do país. Com um mês de assinatura do novo convênio de delegação, a administração paranaense está recebendo equipes de outros terminais.

Outros portos já fizeram contato. Na sexta-feira (13), a diretoria recebe representantes do Porto de Cabedelo, no Estado da Paraíba. Nesta quarta-feira (11), a visita foi do Porto de Suape, de Pernambuco.

O encontro promove o intercâmbio de conhecimento, principalmente quanto ao Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP), no qual os portos paranaenses têm nota 8,5 – o que lhes permitiu a gestão plena dos processos.

A coordenadora de negócios portuários, Tahiana Gurgel, e o coordenador executivo de contratos, Ivan Moury Fernandes, do Porto de Suape, foram recebidos pelo chefe do Departamento de Planejamento dos Portos do Paraná, Carlos Eidam de Assis.

“Estamos nos organizando internamente para também pedirmos essa descentralização. Por isso, viemos a Paranaguá, já que os Portos do Paraná são referência”, afirma Tahiana.

Ainda segundo a coordenadora do porto pernambucano, alguns pontos que chamam a atenção, em relação à gestão portuária paranaense, além da conquista em si e do IGAP, são a estruturação do Núcleo de Arrendamento e os sistemas de gestão, principalmente de contratos.

Uma equipe técnica do Porto de Suape deve retornar na próxima semana para entender um pouco mais sobre os sistemas que os Portos do Paraná utilizam para gestão das operações e financeira - o AppaWeb.

“Com essas visitas, nossa equipe também ganha muito. É uma troca de informações e experiências, além de uma oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre a realidade dos outros portos”, diz Carlos.

Fonte: AEN



Relacionados

Florestópolis | 28-01-2020 18:58

Primeira morte por dengue é confirmada na região de Londrina

Primeira morte por dengue é confirmada na região de Londrina

Paraná | 28-01-2020 18:28

Número de mortes por dengue no Paraná salta para sete

Número de mortes por dengue no Paraná salta para sete

Curitiba | 28-01-2020 18:18

Governador apresenta potencial do Estado a investidores estrangeiros

Governador apresenta potencial do Estado a investidores estrangeiros

Londrina | 28-01-2020 16:43

Trabalhador sofre fratura ao cair de telhado na zona norte

Trabalhador sofre fratura ao cair de telhado na zona norte

PUBLICIDADE