Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Portos Paraná destaca o trabalho das equipes de saúde

12/05/20 às 17:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Há quase 50 dias, equipes de saúde se revezam em quatro turnos, a cada 24 horas, de segunda a segunda, para trabalhar na linha de frente da operação de prevenção à Covid-19, no Porto de Paranaguá. Nesta terça-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, a empresa Portos do Paraná destaca o trabalho desses profissionais que estão colaborando para garantir a segurança dos trabalhadores e, consequentemente, a continuidade da atividade portuária.

O presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, afirma que esses profissionais aceitaram o desafio e a convocação para exercer a enfermagem em um local tão diferente do habitual.

“Eles seguem dando atenção à saúde de todo trabalhador que acessa o cais e cada caminhoneiro que chega para descarregar os grãos de exportação. Se antes nunca pensamos nessa profissão como essencial para o dia-a-dia da atividade portuária, hoje se não pudéssemos contar com os enfermeiros, não estaríamos operando”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda para 4,5 milhões de pessoas

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios

Em caráter emergencial, os enfermeiros e enfermeiras atendem nas tendas e plataformas instaladas no Pátio de Triagem dos caminhões graneleiros e nos acessos à faixa portuária. A cada turno, são 14 pessoas, incluindo os técnicos e técnicas. No total, fazendo esse revezamento, são 16 enfermeiros e 56 técnicos de enfermagem.

AJUDAR PESSOAS – Enfermeira há dez anos, Andréia Letícia Soares Labes sempre quis atuar na área de saúde. “Eu me formei muito nova. Saí do ensino médio, já fiz a faculdade e já fui atuar na linha de frente. O que me cativou foi o fato de poder ajudar as outras pessoas, poder fazer a diferença na vida das pessoas. Seja por uma simples orientação, um atendimento, uma intervenção”, conta.

Apaixonada pela área de atuação atual, a de urgência e emergência, Andréia é a coordenadora da equipe de enfermagem à frente da Operação no Porto. “É a primeira vez que a gente integra uma operação como esta. A gente trabalha com outros contratos, geralmente, em atendimentos pré-hospitalares. Aqui o nosso trabalho é com a prevenção”, afirma.

Segundo ela, o fundamental dessa atuação é saber identificar, o quanto antes, sintomas que possam surgir entre os colaboradores, trabalhadores e caminhoneiros. “Assim evitamos que a Covid se instale e acabe se desenvolvendo com rapidez nesse ambiente portuário”, completa Andreia que, além de coordenar, também faz plantão, um dia por semana.

“Acho que com essa pandemia, muita coisa a gente está aprendendo. Tem coisa que antes a gente deixava de lado, mas hoje valorizamos muito mais, em termos de materiais, treinamentos, prevenção. Isso vai trazer muito crescimento profissional e valorização”, conclui a enfermeira.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá