Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Praias das costas Norte e Oeste mantêm águas com condições boas para banho

14/01/22 às 09:27 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

As águas das praias artificiais do Norte e Oeste do Estado, com coleta e análise da qualidade da água, se mantêm próprias para banho e prática de esportes. No Litoral do Estado, nove pontos são indicados como impróprios, e deve-se evitar o contato com a água nestes locais. Os dados são do 4º Boletim de Balneabilidade do Estado do Paraná divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Água e Terra (IAT).

O órgão também sinaliza dez locais no Litoral com foz dos rios que chegam ao mar como impróprios, totalizando 76 pontos indicados. 

“Nos locais sinalizados impróprios, a intenção é demonstrar para a população que existe o risco de contrair doenças ao se utilizar da água para natação e mergulho. Não é recomendado contato com a água”, destaca a bióloga Christine da Fonseca Xavier, chefe da Divisão de Monitoramento do IAT .

Leia mais:

Imagem de destaque
TEMPO

Paraná tem alerta laranja para tempestades com ventos de até 100 km/h

Imagem de destaque
PARANÁ

Ciclo de violência psicológica contra a mulher tem três fases, alerta Polícia Civil

Imagem de destaque
SAFRA

Primeira safra de batata rende 392,2 mil toneladas no Paraná

Imagem de destaque
SAÚDE

Paraná tem o menor índice do Brasil de mortalidade de meninas de até 5 anos

A água localizada na ponte da Avenida Principal do Balneário Olho d’Àgua, em Pontal do Paraná, passou de imprópria na última análise para própria nesta semana. Cada ponto monitorado possui uma bandeira que indica os locais próprios ou impróprios para banho. 

O monitoramento do IAT é feito há mais de 30 anos durante a temporada de verão, período de maior fluxo de veranistas. Nesta temporada, serão divulgados 11 boletins, até a semana do feriado de Carnaval. A análise laboratorial é feita de acordo com o preconizado pela Resolução Conama nº 274/2000, em que as áreas balneáveis são classificadas como próprias ou impróprias.

A primeira indica que é seguro fazer atividades de contato primário, tais como natação e mergulho, por exemplo, e a segunda classificação indica que há uma maior probabilidade de que este contato possa acarretar risco à saúde humana, tais como otites, gastrenterites, dermatites, entre outros.

SAÚDE -  A análise laboratorial avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas. As doenças mais comuns são gastrenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

IMPRÓPRIOS – Além dos dez locais de foz indicados no Boletim de Balneabilidade, são impróprios: Praia Caieiras (à esquerda da Rua Frederico Nascimento) e Praia Guaratuba (à esquerda da Rua Ponta Grossa), ambos em Guaratuba; na Praia Brava Caiobá (altura da Rua Alvorada e na Rua Jacareinho), na praia Central de Matinhos (à esquerda do Morro) e no Balneário Flamingo (à esquerda do Rio Matinhos), Praia Brava de Matinhos (no Posto Policial de Salva Vidas da Rua Londrina); na praia de Encantadas na Ilha do Mel (em frente ao módulo policial e à direta do trapiche); e na Ponta da Pita em Antonina/Morretes.

COMO SABER – Os Boletins de Balneabilidade são atualizados às sextas-feiras no site www.iat.pr.gov.br, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

Boletim do Litoral
Boletim da Costa Oeste

© Copyright 2023 Grupo Tarobá