Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeita é denunciada por improbidade administrativa por nepotismo

11/10/17 às 16:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A 2ª Promotoria de Justiça de Quedas do Iguaçu, no Oeste paranaense, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita, pela nomeação de sua nora, primeiro para ocupar cargo comissionado (assessora de secretaria) e, depois, como secretária municipal de Administração.

Em vista da prática de nepotismo, o Ministério Público já havia expedido recomendação administrativa alertando quanto à ilegalidade da situação e recomendando a exoneração da então servidora comissionada, no que não foi integralmente atendido pela prefeita. Embora a servidora tenha sido exonerada, foi nomeada secretária municipal 30 dias depois.

Ante a flagrante ilegalidade, que afronta posição consolidada do Supremo Tribunal Federal (conforme a Súmula Vinculante nº 13), a Promotoria de Justiça requer, na ação, a condenação das rés às penas previstas pela Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa e de danos morais coletivos. Além disso, pede a devolução dos vencimentos recebidos pela servidora.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

O MPPR requer ainda, cautelarmente, a imediata suspensão do ato de nomeação da secretária e a indisponibilidade de bens das requeridas, para garantir o ressarcimento do dano causado ao patrimônio público. 

MPPR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá