Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitos dos Campos Gerais e do Oeste apoiam o projeto da Nova Ferroeste

21/06/21 às 20:43 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta terça-feira (21), dezenas de prefeitos, assessores e secretários de municípios dos Campos Gerais e da região Oeste participaram de um encontro para conhecer detalhes do projeto da Nova Ferroeste. O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o cooordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, e o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, atualizaram os dados dos estudo e falaram sobre o traçado e o estágio em que o projeto se encontra.

Esses encontros fazem parte do amadurecimento da Nova Ferroeste, como destaca o Sandro Alex. “O governo tem feito reuniões constantes com o setor produtivo, com os legisladores e com a sociedade representada por prefeitos para que tenham conhecimento e possam também participar e opinar dando a sua contribuição”, disse ele. O diálogo foi no auditório da Secretaria de Infraestrutura e Logística, em Curitiba, e boa parte dos participantes estava online.

Cascavel é um dos grandes produtores de grãos do Paraná e já possui um terminal da Ferroeste que liga a Guarapuava. Para o prefeito Leonaldo Paranhos a modernização dos trilhos existentes e o aumento da malha ferroviária vai transformar a região Oeste. “A região será totalmente outra depois dessa disposição modal que está sendo apresentada. Temos a matéria-prima, produzimos, mas estamos sufocados com dificuldades em retirar a nossa safra”, explicou. Os participantes das 27 cidades representadas assinaram um termo de apoio ao projeto.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Com aumento das certificações ISO 9001, Tecpar fortalece a qualidade das empresas

Imagem de destaque
INFRAESTRUTURA

Sanepar investe R$ 22,9 milhões para expandir atendimento de saneamento básico em Guaíra

Imagem de destaque
CONCESSÕES

Primeira semana de operação das novas concessionárias tem obras e 1.152 atendimentos

Imagem de destaque
OCULTAÇÃO DE CADÁVER

Cinco pessoas são denunciadas por homicídios qualificados em Roncador

A Nova Ferroeste vai ligar Maracaju (MS) a Paranaguá, em um trecho que 1.285 quilômetros. Também está previsto um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu que, a partir da conclusão da segunda ponte que ligação com o Paraguai, vai tornar possível a captação de carga daquele país além da Argentina.

TRANSBORDO - Os municípios convidados para este encontro são responsáveis pela maior parte da produção de grãos e de proteína animal do Paraná. Por isso, uma das questões centrais da conversa foi a localização dos terminais de transbordo, pontos de embarque dessas mercadorias.

“Os municípios estão muito preocupados com a questão de onde vai haverá terminal. Muitos estão tomando a iniciativa de desenvolver estudos técnicos que devem ser incorporados na documentação de concessão para a definição futura de onde vão se localizar os polos logísticos”, destaca o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes Fagundes.

INDÍGENAS E QUILOMBOLAS – O projeto da Nova Ferroeste está em fase final dos estudos de viabilidade técnica e econômica e de impacto ambiental. São esses estudos, feitos por empresas independentes, que têm indicado o traçado que passa por 49 municípios do início ao fim, 41 deles do Paraná. Além do cuidado em não cruzar parques ou áreas de proteção ambiental, os trilhos vão passar próximos de somente a uma área quilombola, em Guaíra e uma área indígena em Nova Laranjeiras.

O prefeito de Nova Laranjeiras, Fábio dos Santos, destacou o cuidado dos gestores e técnicos em não interferir nestes espaços. “Temos a maior aldeia indígena do Sul do Brasil. Existem reclamações, já do passado, da BR 277, que passa na área indígena e acontecem muitos acidentes e mortes. Felizmente esse projeto não veio interferir na área indígena, eu acho isso muito o importante”, disse Fábio dos Santos.

TRAÇADO - Foi o segundo encontro com prefeitos das cidades do traçado da Nova Ferroeste. A próxima reunião será com os prefeitos dos oito municípios do Mato Grosso do Sul. Um caminho baseado no diálogo e na troca de informações tem ajudado a elaborar o formato desta nova estrada de ferro.

“A gente está trilhando o caminho certo, vamos continuar, vamos ter muito mais audiências e reuniões com todos os envolvidos e em breve alcançar a nossa meta”, avalia o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves. Depois de finalizada, a proposta da criação da Nova Ferroeste será levada para o debate com a sociedade por meio de audiências públicas previstas para janeiro de 2022.

NOVA FERROESTE – A Nova Ferroeste vai entrar no Paraná por Guaíra, segue até Toledo e Cascavel de onde se liga ao ramal de Foz, que passa também por Medianeira e Céu Azul. De Cascavel, será mantido o desenho da Ferroeste, utilizado atualmente até Guarapuava. A partir daí segue por Inácio Martins, Rebouças e contorna Curitiba por Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais até descer a Serra do Mar para alcançar o Porto de Paranaguá.

Este projeto visa a ampliação da Estrada de Ferro Paraná Oeste. O novo traçado, com 1.285 quilômetros, vai ligar os municípios de Maracaju (MS) e Paranaguá.

Quando a ferrovia estiver concluída, será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do País. Os estudos de demanda indicam que cerca de 26 milhões de toneladas de produtos devem circular nesse trecho por ano. Considerando o tráfego interno, a Nova Ferroeste deve alcançar 38 milhões de toneladas ano.

A intenção é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores do Brasil (B3), com sede em São Paulo, no primeiro trimestre de 2022. O consórcio que vencer a concorrência será responsável também pelas obras e poderá explorar a ferrovia por 60 anos. O investimento é estimado em R$ 25 bilhões.

Confira o traçado da Nova Ferroeste

Confira os municípios dos Campos Gerais e do Oeste no traçado da Nova Ferrrovia:

Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
Medianeira
Matelândia
Ramilândia
Céu Azul
Santa Terezinha do Oeste
Cascavel
Guaíra
Terra Roxa
Nova Santa Rosa
Maripá
Toledo
Catanduvas
Ibema
Campo Bonito
Nova Laranjeiras
Nova Laranjeiras do Sul
Cantagalo
Goioxim
Candói
Guarapuava
Inácio Martins
Irati
São João do Triunfo
Palmeira
Porto Amazonas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá