Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura deve tomar a decisão sobre a reabertura do comércio nesta tarde

27/03/20 às 15:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura do município de Toledo vai se reunir na tarde desta sexta-feira (27), com o Comitê Operacional de Emergência (COE), que discute as ações de combate ao novo Coronavírus (Covid-19), em Toledo. A reunião vai definir sobre a reabertura ou não do comércio local, que está fechado desde a última sexta-feira 20, via o decreto Nº 749/2020 e o decreto 758/2020, que delimitaram a respeito do fechamento e restrições ao comércio toledano.

A ideia da reabertura do comércio em todo o Brasil começou a ser discutida na última terça-feira 24, quando o presidente da república, Jair Bolsonaro (Sem partido), declarou em pronunciamento oficial que o comércio deveria reabrir para que a economia do país fosse retomada antes que fosse afetada ainda mais pela pandemia mundial, causada pelo novo Coronavírus. Ele entende que os danos causados pelo enfraquecimento da economia podem ser piores que os problemas causados pela pandemia.

Desde então foi gerado um grande debate entre os comerciantes, agentes sindicais e trabalhadores a respeito da volta gradativa da atividade econômica em todo o país, e em Toledo isso não tem sido diferente.

Leia mais:

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios

Imagem de destaque
TEMPO

No Dia Meteorológico Mundial, Simepar destaca trabalho para subsidiar políticas e alertas

Na manhã desta sexta-feira cinco órgãos que representam o comércio local enviaram uma carta ao prefeito, Lucio de Marchi (PP), pedindo a reabertura do comércio toledano a partir do dia 30 de março e aguardam por uma resposta do poder público municipal ainda hoje. A carta foi encaminhada pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e Região (SINCOESTE); Sindicato Varejista de Toledo (SINVAR); Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET); Sindicato das Empresas Contábeis e das Empresas de Assessoramento (SESCAP-PR); e pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).

Na carta às instituições reiteram que entendem a gravidade do momento e colocam como louvável a preocupação dos governos estadual e municipal e também do COE com a atual situação enfrentada. No entanto defendem o posicionamento do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, entendendo que o atual cenário não demanda as medidas de isolamento total e quarentena, especialmente nos parâmetros e formatos visualizados nos primeiros decretos divulgados por estados e municípios.

Nesse sentido as instituições voltam a sugerir que as atividades comerciais devem seguir seu curso regular, dentro de uma organização e regramento que observe irrestritamente as medidas de precaução e prevenção tendentes ao permanente combate à pandemia do Covid-19, a fim de que não haja recessão nos elementos essenciais como alimentos, medicamentos, produtos de saúde em geral, para o custeio dos próprios sistemas público e privado de saúde, manutenção de empregos e renda, pagamento dos salários nas esferas pública e privada e, enfim, para que não haja um colapso irreversível da economia brasileira.

Por fim os sindicatos e associações recordam a importância dos cuidados para evitar aglomerações e também a intenção de redobrar as precauções para com a higiene. Eles sugerem retomar as atividades comerciais, montando um comitê com as principais lideranças de diversas áreas do setor produtivo, a fim de que todos tenham a total compreensão do cenário enfrentado.

Outras sugestões são para focar o isolamento nos grupos de risco de modo que eles possam permanecer em quarentena; permitir que as empresas atendam em horário normal e assim possam evitar aglomerações; determinar que os estabelecimentos comerciais delimitem a quantidade de clientes, mantendo uma distância mínima e possam oferecer meios para a higienização dos colaboradores e clientes.

Por último eles sugerem a realização de campanhas publicitárias de conscientização sobre a necessidade da retomada econômica e da minimização do medo de sair de casa, que está incutido na população pelo momento pandêmico atual. Assim eles entendem que as populações de baixo risco poderão voltar a circular e viver suas vidas.

Parte da população também pede a volta das atividades econômicas

Muitos dos cidadãos de Toledo que trabalham nos estabelecimentos comerciais do município, também estão pedindo pela volta das atividades comerciais e pelo isolamento vertical, no qual apenas aquelas pessoas que fazem parte dos grupos de risco ficariam isoladas.

Desse modo estão sendo organizadas várias manifestações pedindo pela reabertura do comércio, uma vez que boa parte das pessoas entende que com os estabelecimentos abertos terão os seus empregos mantidos e conseguirão manter os seus compromissos. Uma das principais manifestações previstas para a tarde desta sexta-feira em Toledo, é um ‘Buzinaço’, que sairá às 14h00 do Lago Municipal e deve percorrer as ruas da cidade, pedindo pela retomada da economia.

Com informações: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá