Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prêmio aos melhores produtos valorizam queijo artesanal no Paraná

22/07/18 às 09:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta sexta-feira (20) aconteceu no Mercado Municipal de Curitiba a etapa final e premiação do 1º Concurso de Queijos Artesanais do Paraná. O primeiro lugar foi conquistado por Roseli Medeiros de Campos Martinazzo, de Itapejara do Oeste. Em segundo lugar ficou Marisa Alexandre Martins, de Santana do Itararé, e em terceiro Joelma Nadal, de Carambeí. O protagonismo feminino na liderança da produção é uma das características do setor. O concurso teve 185 inscritos, de 90 municípios, e 21 finalistas das sete etapas. A premiação aos vencedores aconteceu durante o Seminário Estadual de Agroindústria Familiar com ênfase em Queijos Artesanais.

A realização do evento é do Instituto Emater e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Abastecimento de Curitiba. O diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Francisco Carlos Simioni, destacou a força da agricultura familiar e da produção de leite no Paraná (em 2017 foram quase 5 milhões de litros) e o grande potencial para produção de laticínios.

Para o diretor-presidente do Instituto Emater, Richard Golba, o propósito do trabalho é valorizar o produto, ao mesmo tempo garantindo a segurança alimentar para o consumidor, através de boas práticas desde a produção do leite, a ordenha, até a fabricação, embalagem e comercialização. “Esse é o trabalho que o Emater está liderando, trazer à tona um alimento de alta qualidade, muito apreciado e que tem um grande potencial de mercado”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA CIDADES

Agências do Trabalhador têm 17,9 mil vagas disponíveis em todos os setores da economia

Imagem de destaque
ANO LETIVO

Oito mil alunos da Unicentro voltam às aulas nesta segunda-feira

Imagem de destaque
TRÊS UNIDADES

UENP executa 24 obras em Cornélio Procópio, Jacarezinho e Bandeirantes

Imagem de destaque
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo lança a Operação Mulher Segura em todo estado do Paraná

NOVA LEI

Segundo a coordenadora estadual das áreas de agroindústria familiar, mercados e turismo rural do Instituto Emater, Mary Stella Bischof, a nova lei sancionada esta semana que dispõe sobre o processo de produção e comercialização do queijo artesanal. também deve colaborar para valorizar os produtores, que tinham limitações para comercializar seus produtos.

O auditor-fiscal federal do Ministério da Agricultura, Diego Ghedini Gheller, reforçou que o objetivo é resgatar esses produtos da agricultura familiar e valorizá-los através das indicações geográficas, que é destacar a qualidade do produto e as suas origens. “Buscamos desenvolver a agricultura familiar através desses produtos, que estavam desaparecendo. O objetivo do concurso é esse e o Ministério ajuda nessa estratégia”.

PARANÁ

Não há ainda uma estimativa de produtores de queijo artesanal no Paraná. Porém, sendo o segundo maior produtor de leite no Brasil, o Estado tem um grande potencial para a produção, com aproximadamente 70 mil propriedades agrícolas leiteiras. “Temos produtores, mas há invisibilidade dos produtos, o que justamente nos motivou a elaborar o concurso”, explica Mary Stella. Trata-se de um produto com grande potencial no mercado e largamente consumido pelos paranaenses.

CONCURSO

Entre critérios para julgamento do melhor produto estiveram a apresentação geral do queijo, cor, consistência (textura) aroma e sabor. A comissão julgadora foi formada por técnicos paranaenses e também de Minas Gerais e de Santa Catarina, que são estados com processo mais avançado na produção de queijos artesanais.

O concurso teve etapas regionais em Pinhão, Francisco Beltrão, Irati, Londrina, Toledo, Pitanga e Curitiba. Apesar da grande diversidade nos modelos de produção dos participantes, a comissão técnica do concurso identificou algumas características em comum bastante revelantes para compreender o cenário da agricultura familiar. Uma delas é a forte presença de mulheres na liderança da produção. Dos 21 finalistas, 15 eram mulheres. Elas contam, nesse processo, com apoio de maridos e filhos em outras etapas da produção e comercialização.

LEGISLAÇÃO

Na Lei Estadual 19.599, considera-se queijo artesanal o queijo produzido com leite fresco e cru, em pequena escala de produção, oriundo da própria propriedade leiteira com micro ou pequena estrutura física, elaborado por métodos tradicionais, com vinculação e valorização territorial, regional ou cultural que lhe conferem identidade.

Podem ser utilizados na fabricação de queijos artesanais o leite cru, condimentos naturais, corantes naturais, coalhos/coagulantes, cloreto de sódio ou outro produto com a mesma função, fermentos e outras substâncias de origem natural, permitindo-se a utilização de aditivos nos limites estabelecidos pelos órgãos competentes.

A lei também delimita alguns critérios para a qualidade desses produtos, como transporte, embalagem, registro, qualidade do leite e da água, manipulação, processo de produção, queijarias. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná no dia 3 de julho deste ano

© Copyright 2023 Grupo Tarobá