Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presidente da Câmara de Vereadores de Centenário do Sul é afastado das funções por determinação da Justiça

29/09/22 às 08:23 - Escrito por Redação Tarobá News

O presidente da Câmara de Vereadores de Centenário do Sul, no norte do Paraná, que também é servidor municipal, foi afastado das funções por 120 dias e do Executivo por tempo indeterminado por ordem da Justiça. A medida é liminar e foi deferida após pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR). 


De acordo com o MP-PR, o vereador e mais nove pessoas são suspeitos de integrar um esquema que pode ter desviado R$ 4 milhões das contas da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Centenário do Sul (APMIF). 


São atribuídos aos denunciados os crimes de peculato e associação criminosa.


A decisão judicial, publicada na quarta-feira (28), destaca que “restou evidente o justo receio de que [...] esteja utilizando de sua função pública e o mandato de vereador para a prática de infrações penais, seja recebendo dinheiro público de forma ilícita, seja solicitando vantagem indevida em razão de sua função, configurando, em tese, crimes de altíssima periculosidade contra a administração pública – vide denúncia – em geral e prejudicando a população centenariense como um todo”. 


Outros seis denunciados vinculados ao município e à APMIF tinham sido afastados cautelarmente dos cargos.


A denúncia foi proposta por meio da Promotoria de Justiça de Centenário do Sul, a partir da Operação Hera, executada com a Polícia Civil em junho. Foram cumpridas 17 ordens de busca e apreensão e uma prisão em flagrante. 


O Tarobá News tenta contato com o presidente do Legislativo Municipal para falar sobre o caso. 

© Copyright 2022 Grupo Tarobá